Comitiva internacional do UNICEF conhece projetos exitosos do Eusébio

segunda-feira | 02/06/2014

A Prefeitura de Eusébio recepcionou na sexta-feira, 30 de junho, uma comitiva internacional, capitaneada pela UNICEF, com o objetivo de conhecer os projetos exitosos realizados pela administração municipal, notadamente o projeto Agente Jovem Adolescente (ASA). A comitiva, formada por 17 técnicos, sendo oito da Jamaica, sete de Belize, uma pessoa de Porto Alegre e outra representando o Ministério da Saúde, ficaram impressionados com a experiência de protagonismo juvenil realizada na gestão.

Segundo a representante do UNICEF, Tati Andrade, o programa eusebiense é similar a um realizado na Jamaica. “Os técnicos daquele país ficaram maravilhados com o interesse político da prefeitura em criar esse programa, também com o compromisso dos profissionais e a desenvoltura dos jovens que estão à frente do projeto. A visita foi excelente como forma de integração e de troca de experiências. O ASA hoje é referência entre projetos que consideramos exitosos no País”, afirmou.

A comitiva iniciou a visita pelo Posto da Tamatanduba, quando conheceu o atendimento realizado pela Unidade de Saúde e os projetos de prevenção. Em seguida visitou a escola Izídio José Campina e participou de atividades culturais relativas a culminância do projeto Copa nas Escolas. No final da visita os técnicos participaram de uma palestra com o secretário de Saúde, Mário Lúcio sobre os projetos realizados pela administração, como o Transporte Gratuito, o Tempo Integral nas Escolas e os relativos à Saúde, como o Programa de Saúde da Família e o Centro do Parto Normal.

O secretário também deu destaque especial ao programa ASA e suas diretrizes. Os alunos integrantes do ASA também se pronunciaram sobre o projeto e as ações preventivas junto a juventude. Fora a abordados ainda o projeto Saúde e Prevenção na Escola que atua na prevenção do HIVAids e gravidez precoce.

Essa foi a segunda visita internacional recebida pelo município de Eusébio, capitaneada pelo UNICEF, com o intuito de conhecer as experiências exitosas realizadas pelo município. Segundo o prefeito Júnior, essa visibilidade aumenta a responsabilidade da Prefeitura em dar continuidade e melhorar ainda mais as políticas públicas voltadas para o bem estar dos cidadãos.