COMPEDE conclui pré-conferências com foco na II Conferência Municipal da pessoa com deficiência

terça-feira | 05/09/2023

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Eusébio (COMPEDE) realiza desde quinta-feira (31) a Pré-conferência preparatória para a II Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Eusébio, que será realizada no dia 29 de setembro. Nesta segunda-feira (4) foi discutido no Auditório do Caps Geral o III Eixo que tratou sobre o Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência.
O Eixo III contou com as palestras de Ângela Sousa, servidora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Membro do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (CONADE) e de Esther Emile da Silva, estudante do curso de Biblioteconomia da UFC, empreendedora e sócia fundadora da empresa SINCLUS e paciente do Caps Geral de Eusébio. Ambas, apresentaram suas experiências sobre políticas públicas para pessoa com deficiência.

Segundo Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e Coordenadora da Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA) e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Eusébio, o objetivo dos encontros é ara conectar e somar as políticas públicas. “A Pré-conferência é de grande importância para o município. Tem o objetivo de conectar e somar as políticas públicas para pessoas com deficiência a nível municipal estadual e federal e que fortalece ainda mais o processo inclusivo”, disse.

E, dando continuidade à Pré-conferência, foi realizada nesta terça-feira (5) no CRAS Sede a discussão dos dois últimos eixos, tais como: EIXO IV – Cidadania e Acessibilidade E EIXO V – Os desafios para a comunicação universal. Estiveram presentes durante o período da pré-conferência representantes da Secult, do Centro Especializado em Reabilitação, do Namme, da Apae, da Uepa, do CRAS, do Caps, e do Desenvolvimento social.

Arismênia Lima destaca que ouvir a população também faz parte das pré-conferências. “Essas pré-conferências também servem para ouvirmos a população, os usuário e as propostas para a construção dessas políticas públicas”, destacou.