Conferência do Adolescente do Eusébio discute a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências

quinta-feira | 13/09/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, a V Conferência Municipal de Adolescentes com o tema; Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Eusébio – CMDCA, em parceria com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.

O encontro foi coordenado pelo jovem Makciel Castro e buscou apontar desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando-se as diversidades; formular propostas para o enfrentamento de diversas formas de violência contra crianças e adolescentes; propor ações para a democratização, gestão, fortalecimento e participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas; propor ações para a garantia e a qualificação da participação e protagonismo de crianças e adolescentes nos diversos espaços: escola, comunidade, políticas sociais, sistema de justiça, conselhos de direitos da criança e do adolescente.

Segundo a professora Maria do Carmo Santos (Carmosa), o encontro visou, ainda, elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e valorização da diversidade na proteção integral de crianças e adolescentes; elaborar políticas para a ampliação do orçamento e aperfeiçoamento da gestão de fundos para criança e ao adolescente e também escolher 50 adolescentes delegados para participar da VI Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes.

Presente ao evento, a secretária de Educação Goretti Frota destacou a importância da abertura de espaços para que os adolescentes possam participar ativamente da elaboração de políticas públicas voltadas para o segmento. Ela observa que as conferências são momentos importantes nesse processo, onde os jovens podem avaliar a situação atual e as necessidades de melhorias das políticas públicas.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o protagonismo juvenil é incentivado pelo município através de várias instâncias, e o intuito é que possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens estão inseridos. “Dessa forma, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social”, disse.