Conselho da Mulher realiza reunião ampliada no Cauassu

terça-feira | 13/05/2014

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Eusébio realizou nesta terça-feira, 13 de maio, a I Reunião Ampliada de 2014, na comunidade do Cauassu. O encontro aconteceu na sede da Associação dos Moradores e Amigos do Cauassu (AMMA), com a presença de membros daquela comunidade. As reuniões ampliadas fazem parte da programação do Conselho para divulgar as ações que têm realizado em prol das mulheres do município.

A Assessora Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Elêusis Gonçalves, afirmou que o trabalho do conselho é de fundamental importância para que as políticas públicas voltadas para as mulheres possam ser concretizadas. “Precisamos conhecer as demandas de cada comunidade e por isso resolvemos realizar essas reuniões ampliadas. A participação de vocês é importante para conhecermos a realidade da comunidade e fazermos um diagnóstico das carências e necessidades existentes ”, observou.

Em seguida, foram dados informes das políticas voltadas para a mulher. A coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF), Nelci Bezerra, destacou que com relação à campanha de vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos, o município atingiu o percentual de 91% do público alvo imunizado, acima da média prevista. Quanto à vacinação contra gripe, a campanha terá continuidade. “Pedimos o apoio de vocês para que divulguem para pessoas acima de 60 anos e crianças de seis meses a cinco anos para que procurem os postos de saúde”, disse.

Ela destacou ainda a realização da Semana do Bebê, que acontecerá de 23 a 31 de maio. Durante a programação, acontecerão diversas atividades e uma homenagem ao primeiro bebê que nascer de parto normal no Hospital Municipal, com o título de “Sua Majestade o Bebê”. Ele será coroado no dia 31, e receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito Júnior. Na culminância, que acontecerá no Polo de Lazer, acontecerão jogos, brincadeiras e diversão para as crianças.

O secretário do Conselho e coordenador de Articulação Comunitária da PME, Armando de Paula, observou que cinco conselhos de participação popular estão em aberto para as associações comunitárias indiquem seus representantes. “Essas instâncias só podem funcionar com a participação popular. Peço aos senhores que se disponibilizem e divulguem essa necessidade para outras associações”, disse.

Segundo ele, estão em aberto os seguintes conselhos: das Pessoas com Deficiência, Segurança Comunitária, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Cidades e o de Alimentação Escolar. Caso esses conselhos não funcionem o município deixa de receber recursos federais para dar andamento às políticas públicas, definidas para cada setor.

Após os informes, foram destacados os seguintes assuntos: a realização do V Eusébio Mulher; a discussão da Política Municipal da Mulher; os critérios e formulários para o Registro das Entidades e a elaboração da pauta para a próxima reunião ordinária. O Conselho já realizou reuniões ampliadas em três localidades Parque Havaí, Santo Antônio e Jabuti e prevê até 2015 realizar encontros nas comunidades da Tamatanduba, Santa Clara, Jabuti e Mangabeira.