Conselho Municipal de Saúde de Eusébio elege mesa diretora para novo biênio

terça-feira | 28/07/2020

O Conselho Municipal de Saúde de Eusébio realizou no dia 24 de julho, a escolha da sua Mesa Diretora para o biênio 2020/2022, em reunião ordinária, no auditório da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA). Dos 20 membros do Conselho, estavam presentes 15 que participaram da votação do novo corpo diretivo. O Conselho é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) da esfera do Governo e faz parte da estrutura da Secretaria de Saúde do município.

Durante a reunião ordinária foram apresentadas duas chapas para a eleição da mesa diretora para a escolha do presidente, vice-presidente e secretário geral. A votação aconteceu pelo escrutínio secreto. A chapa 1 foi eleita com 9 votos, sendo formada pelos seguintes componentes: presidente: Vicente de Paulo Monteiro Vieira, representante do segmento governo; vice-presidente: Francisca Celma de Souza, representante do segmento de usuários e secretária geral: Sara Alencar Xavier Feitosa, representante do segmento de profissionais de saúde.

A Chapa 2 teve 6 votos e foi formada por: presidente: Mário Luís Pereira dos Santos,representante do segmento profissionais de saúde; vice-presidente: José Garcez Abreu dos Santos,representante do segmento de usuários; secretária geral: Leuda Teixeira Pinto Pena, representante do segmento de usuários.

O conselho funciona mensalmente e é formado por representantes do governo, dos usuários, dosprofissionais de saúde e dos prestadores de serviços. O segmento dos usuários deve ser paritário com os demais segmentos. Isso quer dizer que 50% dos integrantes do conselho de saúde têm que ser usuários, 25% devem ser profissionais de saúde e os outros 25% devem ser gestores e prestadores de serviço.

Eles atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. O conselho analisa e aprova o plano de saúde, analisa e aprova o relatório de gestão e informa a sociedade sobre a sua atuação.