Conselho Municipal de Saúde de Eusébio realiza processo de escolha dos seus novos membros

sexta-feira | 17/11/2017

O Conselho Municipal de Saúde (CMSE), que atua como órgão deliberativo máximo da política de saúde do município, formado por representantes do governo municipal, dos prestadores de serviço, dos profissionais de saúde e dos usuários, está iniciando o processo para a eleição de seus novos conselheiros. O órgão está, realizando reuniões nas diversas localidades do município, objetivando esclarecer suas funções e a importância da participação popular no mesmo.

As reuniões tiveram início na segunda-feira, dia 13 de novembro, na Associação dos Agentes Comunitários de Saúde. Na terça-feira os encontros aconteceram nos Postos de Saúde do Parque Havaí e Urucunema; Na quinta (16), foi a vez dos postos da Lagoinha e Autódromo; Nesta sexta, nos postos do Santa Clara (9 horas), Guaribas e Amador (14 horas).

Na segunda-feira, dia 20, os encontros ocorrerão no Coaçu e Encantada. Na terça, dia 21, no Timbú e Olho D’água/Novo Portugal. Na quarta (22), na Mangabeira e Cararu/Precabura. Na quinta (23), Tamatanduba e Santo Antonio. Na sexta (24), no Núcleo de Endemias com a presença dos agentes de endemias (9 horas) e na Sala dos Conselhos (14 horas) com auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem.

No dia 27, segunda-feira as reuniões acontecerão às 14 horas nos postos do Kms 19 e 20 do Jabuti. Encerrando os encontros será realizado um encontro com os profissionais de nível superior no plenário da Câmara Municipal de Eusébio, a partir das 14 horas.

O Conselho tem como função básica definir as diretrizes da política municipal da saúde, participar da orientação e formulação do plano municipal de saúde, bem como acompanhar a sua execução. Promover também a participação popular envolvendo a comunidade, no que concerne aos assuntos da saúde.

Os conselheiros de saúde tem mandato de dois anos. O Conselho atual foi eleito para o biênio 2015-2017 em eleição realizada em novembro de 2014. Conta com um total de 40 conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes, composto dessa forma: 20 representantes de usuários (10 titulares e 10

suplentes). 10 representantes de profissionais de saúde (5 titulares e cinco suplentes) e 10 participantes do governo (cinco titulares e cinco suplentes). Realiza reuniões mensais na Sala dos Conselhos (ao lado da AMMA), com calendário anual definido ao começo de cada ano.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância dos conselhos comunitários na sua gestão. Ele observa que a participação popular é importante para que as políticas publicas para o setor sejam referendadas e consolidadas. Ele convida a população a participar da eleição dos membros do Conselho de saúde na sua comunidade. “Isso garantirá o seu direito de expressão na definição da política de saúde do município,” observou.