Conselho Municipal de Saúde é empossado

segunda-feira | 23/12/2013

O Conselho Municipal de Saúde do Eusébio, na sua última reunião ordinária do ano, deu posse aos seus novos integrantes que terão mandato no biênio 2014-2015. O evento contou com a presença do Prefeito Júnior e do Secretário de Saúde de Eusébio, Dr. Mário Lúcio Martildes Ramalho. O evento foi realizado na Escola Profissionalizante Eusébio de Queiroz.

Na oportunidade o atual presidente do Conselho, Carlos Rubens, agradeceu a todos os membros do colegiado pelo apoio dado durante seu mandato. “Quando fui escolhido para presidir o Conselho, a primeira coisa que fiz foi cancelar meu plano de saúde, pois teria que vivenciar como é realmente o atendimento em nossa cidade. E não me arrependo, pois desta forma pude contribuir ainda mais para a melhoria do setor”, destacou.

O Prefeito Júnior agradeceu ao trabalho empreendido pelo Conselho, tanto na fiscalização do sistema, como nas propostas e ideias sugeridas durante esse período, que segundo ele, possibilitaram a criação de mais políticas públicas para o setor. “Uma delas foi a criação da Farmácia Central, que funciona a noite, nos fins de semana, não somente na entrega de medicamentos, mas também na recepção de exames laboratoriais, entre outros serviços”.

O Prefeito citou ainda outros equipamentos que ampliaram a rede de Saúde do município como o Posto do Jabuti 19; a Nova Unidade de Obstetrícia do Hospital Municipal, que possibilitou o parto humanizado e de qualidade que vai ser referência quando da implantação da Rede Cegonha (que trata do parto humanizado); o novo Centro de Especialidades Odontológicas, ampliado e com melhores equipamentos e a implantação do Sistema Informatizado de Saúde que vai possibilitar o controle do estoque de medicamentos e do prontuário eletrônico, a ser implantado em toda a rede até meados de 2014.

Destacou ainda o Serviço de Atendimento Domiciliar, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), que leva os profissionais de saúde até a residência de pacientes com dificuldades de locomoção, que conta com médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas

“A Saúde em nosso município é destaque no Ceará, e o melhor resultado de nossas ações é sem dúvida nenhuma, a redução da mortalidade infantil para um índice de 10 por mil nascidos vivos, índice de países com alto desenvolvimento como a Noruega e Inglaterra. No Eusébio não há fila para cirurgias eletivas, enquanto a maioria das cidade sofre com esse problema. O que queremos é capacitar nossos profissionais para atender olhando nos olhos do paciente, sendo ouvinte, pois 90% dos problemas que levam o cidadão à unidade de saúde pode ser resolvido só com esse gesto. Sabemos que existem ainda problemas pontuais, mas temos certeza que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.

Em seguida, falou o secretário de Saúde, Mário Lúcio, que agradeceu a confiança do prefeito ao convidá-lo para o cargo destacando que tudo que a Saúde de Eusébio conquistou foi fruto de um trabalho em grupo e a parceria com os órgãos de fiscalização, como o Conselho Municipal de Saúde. “Insatisfações são normais, mas continuaremos trabalhando com afinco para melhorar ainda mais a saúde em nossa cidade. Desejo aos novos conselheiros que assumem, que façam o colegiado propositivo e voltado para melhoria do sistema”.

Em seguida foi prestada uma homenagem a duas profissionais de Saúde do Eusébio: a coordenadora do setor de Imunizações, Rita Cássia Feitosa Alexandrino e a coordenadora do CEO, Dolores Freire Guedes, que receberam títulos de Honra ao Mérito. Logo após foi dada posse ao Conselho.