Coordenadoria de Valorização e Proteção da Vida de Eusébio lança E-book sobre a prevenção ao suicídio

quinta-feira | 06/08/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), está lançando o E-book interativo Manual de Prevenção ao Suicídio. Segundo a psicóloga Rosa Leite, que está à frente da Coordenadoria, esse material será utilizado para formação dos profissionais da rede que necessitam compreender, identificar e avaliar questões relacionadas ao suicídio, objetivando melhor atendimento aos munícipes.

Rosa Leite observa que com a retomada das atividades presenciais, em consonância com as necessidades apresentadas pelos cidadãos atendidos e pela rede de atendimento intersetorial do município do Eusébio, fundamentou a criação desse E-book interativo, que deverá, segundo ela,contribuir sobremaneira para a otimização dos serviços oferecidos pela rede em prol dos cidadãos eusebienses.

Ela frisa que a pandemia Covid19 exigiu uma reorganização da Coordenadoria, que preocupada com os munícipes do Eusébio criou o Grupo de Ajuda Psicológica de Eusébio – GAPE, em 23 de março de 2020. “Durante o período de março a julho deste ano, foram atendidos, virtualmente, 212 pessoas com, aproximadamente, 1060 atendimentos realizados pela equipe técnica, formada pelas profissionais Anália Freitas, Katilene Queiroz, Kenedy Torres, Patrícia Silva e eu”, destacou Rosa Leite.

Segundo ela, esse trabalho foi de fundamental importância para manter os atendimentos e auxiliar pessoas que devido a obrigatoriedade do isolamento social, tiveram agravos psicológicos. “Com relação a esses atendimentos na forma virtual, temos recebido um retorno positivo das pessoas atendidas. Creio que esse é nosso papel fundamental, que é trabalhar pelo bem estar dos cidadãos e a manutenção da saúde mental e emocional de todos que nos procuram”, observou.