Coordenadoria de Valorização e Proteção da Vida de Eusébio realiza atendimentos psicológicos por WhatsApp e divulga suas redes sociais

quinta-feira | 15/04/2021
O Serviço tem por objetivo dar assistência psicológica aos cidadãos eusebienses que estejam precisando de apoio para enfrentar o momento atual que a humanidade experimenta (Imagem: CMVPV/Divulgação)

A Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está realizando neste período de isolamento social o atendimento psicológico remoto à população do Eusébio. O serviço funciona através do WhatsApp (85) 98116 5186, no horário de 8 às 16 horas para atendimentos individuais e 24 horas para atendimentos coletivos. Para receber o atendimento basta acessar o link que está do Instagram (coordenadoriaCMVPV) ou entrar no endereço bit.ly/ajuda_psicologica_CMVPV.

Conforme a titular da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida, Rosa Leite, ao acessar o serviço a pessoa recebe informações sobre a Coordenadoria e sua atuação no atendimento às pessoas em situação de risco, e na prevenção ao suicídio e automutilação. Ela observa que no grupo, o atendimento não chega a ser de psicoterapia, mas pode acontecer de três formas: através de vídeo-chamada, de áudio ou por escrito.  Além do atendimento no grupo que funciona 24 horas, a pessoa pode solicitar o atendimento individual por um psicólogo”, diz

No grupo também são dadas dicas de livros, de filmes, de como criar uma rotina para não piorar o quadro de ansiedade e depressão e dicas de como enfrentar a quarentena. “Esse contato fortalecerá os membros em uma corrente de solidariedade, mostrando que não estamos sozinhos e que podemos contar uns com os outros”, pontua. Novos conteúdos são divulgados todos os dias no grupo do WhatsApp. A Coordenadoria também conta com redes sociais YouTube (CMVPVEusébio); Instagram (@coordenadoriacmvpv) e Facebook (Coordenadoria Eusébio). Criada através da Lei Municipal n° 1.684, em agosto de 2019, a CMVPV tem como objetivo coordenar ações de prevenção, intervenção e posvenção ao suicídio e automutilação no Eusébio-CE.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a continuidade do atendimento mesmo de forma remota da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida é de fundamental importância no atual período de isolamento social, visando auxiliar as pessoas a ultrapassarem situações de agravamento psicológico, como ansiedade, depressão e ideias suicidas e de automutilação. “O papel fundamental desse serviço que criamos é trabalhar pelo bem estar dos cidadãos e a manutenção da saúde mental e emocional de todos que o procuram”, observou.

WhatsApp: (85) 98116 518

YouTube: CMVPVEusébio