Coordenadoria de Valorização e proteção da vida encerra “Setembro Amarelo” com ações no município

segunda-feira | 04/10/2021
Durante todo o mês de setembro foram realizados vários eventos no município e publicações nas redes sociais (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), encerrou nesta quinta-feira (30) as atividades em comemoração ao “Setembro Amarelo”. O tema da campanha deste ano foi “Cuidar de mim é cuidar do outro” e buscou conscientizar as pessoas que cuidar de si mesmo é a melhor forma de cuidar do outro, pois todos precisam ser acolhidos.

Conforme Rosa Leite, Coordenadora Municipal de Valorização e Proteção da Vida, o combate ao suicídio não deve ser apenas em setembro, mas todos os dias. “Na verdade, o combate ao suicídio, não deve acontecer somente em setembro. Eu considero que amarelo, nome dado a campanha, deve ser todos os dias, onde poderemos cuidar das pessoas e de nós mesmo,” disse.

Durante todo o mês de setembro foram realizados vários eventos no município e publicações nas redes sociais da Coordenadoria de Valorização e Proteção da Vida, como destaca Rosa Leite.
“Participamos de um evento do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio (NUCA), no qual fizemos um momento de cuidados com adolescentes. Pois a nossa intenção é realizar eventos com a participação do NUCA. Também finalizamos a Semana da Pessoa com deficiência, onde tivemos um momento de fala com os colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Eusébio e realizamos várias publicações nas nossas redes sociais para tratar do suicídio e formas de prevenção. Um outro evento muito importante foi o atendimento no Pólo de Lazer do Eusébio através da ação Fototerapia – arte na escut”, onde pudemos ouvir os anseios e problemas das pessoas atendidas no local”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância do momento que objetiva alertar a sociedade para esse problema que tem se agravado devido a pandemia por covid-19. “Esse momento serve de reflexão sobre a importância da vida e da atenção que devemos ter com nossa saúde mental e com as boas práticas saudáveis. As ações tiveram uma boa adesão dos eusebienses e acredito que conseguimos atingir nosso objetivo de falar de forma aberta sobre o problema para que as soluções sejam encontradas,” frisou.