Coordenadoria de Valorização e Proteção da Vida realiza atendimentos nas formas online e presencial para os eusebienses

segunda-feira | 23/01/2023
O serviço atende agora em nova sede (Fotos: Levy Oliveira/PME)

A Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Eusébio, tem atuado nos últimos três anos visando a prevenção dos casos de autolesão e suicídio no município, atuando com o objetivo de reduzir também os agravos ocasionados pela ansiedade e depressão. O serviço atende agora em nova sede onde os atendimentos presenciais podem ser realizados com mais efetividade e conforto para os usuários.

De acordo com a coordenadora da CMVPV, psicóloga Rosa Leite, os atendimentos podem acontecer na forma online e presencial. “Temos um grupo de WhatsApp onde o cidadão pode acessar através de um link (veja abaixo). Lá realizamos o atendimento por chamada de vídeo, mensagem ou ligações. Quando a pessoa entra no grupo, realizamos o acolhimento, que é ouvir o que a pessoa está sentindo ou necessitando, e a partir dessa escuta vamos ver o que podemos fazer para reduzir a crise”, observa.

Rosa frisa que a autolesão e ideação suicida não têm uma causa apenas. “As pessoas têm várias questões da vida que precisam ser resolvidas, e que estão as prejudicando. Quando um adolescente chega com problemas de autolesão, nós procuramos saber como ele está na família, na escola, sua alimentação, se faz atividade física. Fazemos toda a anamnese para ver como o adolescente está, então vemos que há várias causas, como a relação conflituosa com os pais, por exemplo”, frisou.

Ela pontua que o adolescente nunca é atendido sozinho, mas sempre tem o acompanhamento dos pais ou responsáveis para que a dinâmica familiar seja compreendida, para a identificação da causa do problema. “Quando existe conflito familiar, chamamos os pais para tentar fazer a relação se tornar mais fluida, trazendo responsabilização da família. Se a autolesão é causada por Bullying, procuramos a escola para ver como isso está ocorrendo, se a direção está acompanhando ou sabendo do caso e, se a autolesão é causada por ansiedade extrema, procuramos as unidades de saúde para buscar um atendimento especializado,” detalhou.

Rosa Leite afirma que a CMVPVC busca realizar um atendimento em parceria com outros órgãos da Prefeitura para fazer um atendimento multiprofissional e intersetorial. Ela ressalta que não há como mensurar se os casos de autolesão e ideação suicida tiveram redução com o serviço, pois existe muita subnotificação, mas as parcerias com o CRAS AD, CRAS Geral, Postos de Saúde, Secretaria de Educação têm possibilitado a ampliação nos atendimentos e o feedback têm sido positivo. “Mesmo assim temos casos de reincidência, por isso nunca fechamos um atendimento, pois realizamos a prevenção, intervenção e a posvenção, isto é, realizamos o acompanhamento continuo,” argumenta.

Atualmente, o atendimento online conta com 97 pacientes e na forma presencial são 12. A demanda é livre, mas muitos que acessam o serviço são indicados por equipamentos do município ou até por outros pacientes. A maioria dos atendidos são adolescentes de 14 a 17 anos, mas também há o público adulto. A equipe da CMVPV realiza também trabalhos itinerantes como palestras e dinâmicas em órgãos públicos e empresas, quando há solicitações.

A CMVPV tem parcerias com a Fiocruz; Centro de Reabilitação Fares Said Andrade; NAMME e APAE; CRAS; CAPS AD e CAPS Geral; Secretarias de Educação; Esporte e Juventude; Cultura e Turismo e instituições, como a Estação da Luz. A equipe é formada por Rosa Leite (Coordenadora), Kennedy Torres (Psicólogo), Andrea Freitas (Psicóloga) e Patrícia Silva (Assistente Social). A Sede da CMVPV fica na Rua Três de Maio, 285, Centro. O local possui salas de coordenação, almoxarifado, banheiros, copa, salas de atendimentos.

Na sede serão realizados atendimentos em grupos e individuais, rodas de conversas, capacitação, atendimento on-line, palestras, workshops.

Para acessar o grupo de WhatsApp clique aqui