Copa Eusébio de Bicicross é realizada com sucesso

quarta-feira | 05/07/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Esporte e Juventude, com apoio da Associação de Bicicross do Eusébio, realizou nos dias 24 e 25 de junho, no circuito de Bicicross do Eusébio do Estádio Municipal, a Copa Eusébio de Bicicross, 1ª Etapa, com a disputa de 15 categorias. Atletas eusebienses conseguiram quatro primeiros lugares, são eles: categoria 40+ Luiz Carlos; categoria Boys 10/11, Yan; categoria 17 a 29, Wesley Leite; categoria cruiser, Luiz Carlos. Já Marília Medeiros ficou em terceiro na Categoria Girls e Bruno Martins, o terceiro na categoria 14 e 16 anos.

Ao todo, participaram da disputa 70 pilotos, do Eusébio, Quixeramobim e Fortaleza. A Copa serve como preparação dos atletas para os campeonatos estadual, já em andamento, e o Norte e Nordeste deste ano. Segundo o secretário de Esporte e Juventude, Michel Chokito, a prova proporcionou aos atletas ritmo de prova e aos novatos um estímulo na prática do Bicicross.

Ele frisa que neste ano, pelo Campeonato Cearense de BMX 2017, foi realizada a 1ª etapa, no Eusébio, nos dias 3 e 4 de junho, quando dois atletas do município foram campeões em suas categorias. Na categoria 17 a 29 anos o vencedor foi Rogério Filho e na categoria Elite Girls, Evelin Falcão foi a grande vencedora.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o Esporte é uma política pública de sua gestão que visa a formação cidadã das crianças e jovens e por isso tem investido em todas as modalidades esportivas. “Temos vários atletas que tem se destacado nas diversas modalidades e isso já é fruto dessa política de incentivo às práticas esportivas e a realização de torneios e campeonatos internos que proporcionam o aprimoramento dos atletas em cada modalidade. Nossos atletas de bicicross têm demonstrado os frutos desse trabalho, que deve ser contínuo”, acentua o gestor municipal.

História

BMX ou bicicross é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra. Surgiu no final da década de 1950 na Europa e se popularizou na Califórnia no começo dos anos 1960. O BMX, que para alguns é um esporte e para outros estilo de vida, é caracterizado pelas manobras que vão desde as simples às arriscadas, e sempre onde é praticado chama a atenção do público por ainda ser um esporte novo e pelo belo visual conferido pelas manobras e pela emoção sentida pelo público a cada manobra arriscada. Atualmente o BMX já está entre os maiores desportos de ação do mundo, sendo inclusive um dos que mais crescem em número de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente, no mundo.