Cordel aborda temas que afetam a juventude na atualidade

segunda-feira | 16/03/2020

O Polo de Atendimento à Juventude Dolores Alcântara, localizado no bairro da Mangabeira, que integra a Secretaria do Desenvolvimento Social da Prefeitura de Eusébio, vem dando incentivo àprodução cultural do bairro. O equipamento sediou o lançamento do “Cordel da Juventude”, do morador do bairro Marcelo Estevam, momento que contou também com a participação da escritora Ivonete Morais.

O evento reuniu lideranças, a comunidade local e os alunos da Escola Otoni Sá, que prestigiaram o momento. Segundo a coordenadora do Polo da Mangabeira, Jucilene Ferreira, o cordel, que é um produto da cultura popular nordestina, pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica porque seus poemas são de fácil entendimento. “Os textos rimados trazem geralmente temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas, e este em especial abordam questões sociais relativos a nossa juventude”, pontua.

Conforme o autor do cordel, Marcelo Estevam, o Cordel da Juventude traz um tema muito precioso para a sociedade que é a juventude, “eu abordo temas que a juventude enfrenta no dia a dia, sejanas ruas ou em casa, entre elas, os problemas das drogas, do alcoolismo, das doenças sexualmente transmissíveis, da pedofilia, entre outros. Esse cordel foi feito especialmente no sentido de trazer conselhos para a juventude, e a ideia é que seja estudando nas escolas e em outros lugares e que cheguem aos nossos jovens como um alerta”, enfatizou.