CRAS da Mangabeira entrega cestas básicas para 155 famílias

segunda-feira | 18/12/2017

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Mangabeira fez a entrega nesta segunda-feira (18) de 155 cestas básicas para famílias de sete bairros da região. A ação da Prefeitura Municipal de Eusébio é realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e faz parte do Programa de Complementação Alimentar que tem como objetivo proporcionar às famílias carentes do Município, bem como para crianças desnutridas e pessoas com doenças crônicas e/ou incuráveis, a doação de cestas básicas mensais. Atualmente o benefício atende 563 famílias eusebienses.

Foram entregues cestas do tipo 8 (para famílias pequenas), que contém 5 quilos de arroz, 3 de feijão, 1 de soja, 2 de açúcar, 1 massa de milho, 4 pacotes de leite 400 gramas e dois pacotes de biscoito; e cestas do tipo 9, para famílias maiores, com 10 quilos de arroz, cinco de feijão, 2 óleos, 1 pacote de carne de charque, 5 quilos de açúcar, dois pacotes de café. 1 massa de milho.

O objetivo do programa, de caráter emergencial, é proporcionar o restabelecimento e fortalecimento de condições nutricionais e de saúde de pessoas carentes e com doenças crônicas.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que as famílias são selecionadas através do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e acompanhadas. Caso houver mudança na situação da família, como por exemplo, o provedor conseguir colocação no mercado de trabalho e tiver condições de arcar com as despesas da casa, o benefício é repassado para outra família carente. “Os Centros de Referência de Assistência Social são os equipamentos responsáveis pelo cadastramento, visita domiciliar e avaliação social das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, que possam ser beneficiadas pelo programa”, observa.

Para ter acesso ao benefício, a família deve se cadastrar no CRAS mais próximo de sua comunidade (Sede, Jabuti e Mangabeira) e apresentar documentação necessária. A família então receberá a visita das assistentes sociais, que farão uma avaliação da real necessidade da solicitante e posteriormente a incluirá ou não no programa. Para ter acesso ao Programa de Complementação Alimentar, a família não poderá fazer parte de outro programa municipal de assistência social.