CRAS se integram ao combate ao mosquito Aedes Aegypti no Eusébio

sexta-feira | 29/04/2016

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura Municipal de Eusébio, está desenvolvendo através dos Centros de Referência em Ação Social (CRAS), atividades de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, com a participação de idosos e demais públicos atendidos nas unidades de assistência social do município. Entre as atividades realizadas constaram palestras de conscientização, caminhadas e rodas de conversa.

Nesta sexta-feira (29) aconteceu a culminância das atividades do CRAS da região da Mangabeira com apoio dos profissionais que integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Timbú. Na oportunidade, foi realizada uma panfletagem com os idosos e uma blitz educativa na Praça do Timbu. Os idosos puderam expor o material elaborado por eles em atividades internas, e ao mesmo tempo transmitir à comunidade o que aprenderam sobre a temática.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Goretti Martins, o trabalho foi bastante proveitoso, possibilitando assim a redução dos focos do mosquito Aedes Aegypti nas comunidades, e com isso o número de casos de Dengue, Zika e Chikungunya no município.

Creas

Goretti destaca, ainda, outra ação realizada pela SDS no Centro de Referência Especializada em Ação Social (Creas), outro equipamento que faz parte da rede de proteção social do município de Eusébio. Ela observa que o Creas-Eusébio está realizando uma campanha a partir deste mês de maio de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“O primeiro momento será um trabalho de conscientização nas escolas de Ensino Fundamental II. Outro momento será a realização de Blitze educativas na Sede e no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116, Jabuti Km 19, no dia 18 de maio. A data é dedicada à prevenção e combate a exploração sexual de crianças e adolescentes”, pontua. Segundo ela, nessas blitze serão distribuídos panfletos, cartazes, folders, camisas e bonés, com técnicos orientando as pessoas sobre as penalidades previstas na Lei para quem comete o ato criminoso.

A secretária de Desenvolvimento Social observa que recebeu a Secretaria bem organizada e estruturada para atender todos os programas e projetos de assistência social realizados pelo município, a contento. “Contamos com um pessoal altamente comprometido com o que faz, facilitando assim com que o trabalho flua e beneficie a todos os eusebienses que estão necessitando dos serviços nessa área”, asseverou.

O prefeito Júnior diz que a ação de todas as secretarias municipais e demais órgãos nesse esforço contra o Aedes Aegypti vem colaborando para que o município mantenha baixos índices de infestação predial. Quanto ao trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, ele observa que é um dos segmentos prioritários de sua administração, visando o benefício de todos os eusebienses com uma melhor qualidade de vida.