Creche Proinfância do Parque Havaí está em fase de conclusão

quarta-feira | 13/10/2021
Obras estão em fase de conclusão com previsão de entrega no mês de novembro (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está concluído a obra da Creche Proinfância Tipo 1, do bairro Parque Havaí, que está sendo realizada em convênio com o Governo Federal, Ministério de Educação (MEC). O espaço conta com 11 salas, sendo uma multiúso, com capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral.

A Creche atenderá crianças de 0 a 6 anos. Na Creche 1 (0 a 1 ano) são duas salas com capacidade para 10 alunos cada; Na Creche 2 (1 a 2 anos), são duas salas com capacidade para 16 alunos cada; na Creche 3 (3 a 4 anos), são duas salas com capacidade para 20 alunos cada; Na Pré-Escola 2 (4 e 5 anos) são duas salas com capacidade para 24 alunos cada e a Pré-Escola 3 (5 a 6 anos) com capacidade de 24 alunos por sala. O espaço conta ainda com fraldário, depósito, sala de higienização, lactário, secretaria, rouparia, lavanderia, copa, cozinha, despensa, refeitório e playground. Os banheiros dão toda acessibilidade às crianças com aparelhos sanitários e pias proporcionais para elas.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ícaro Sampaio, cada sala foi pintada com cores vivas e diferenciadas como forma de estimular as crianças e no pátio foram pintados jogos de amarelinha, pista com sinalização e outros para os momentos de lazer. “É uma obra importantíssima para o município. É um espaço amplo e estruturado, voltado para as crianças terem acessibilidade. Esperamos concluí-la até o final de outubro e inaugurá-la no mês de novembro, para que no próximo ano letivo, a Secretaria de Educação possa usufruir dessa Creche para atender as crianças dessa região. Essa Creche tem um padrão a nível de qualquer escola particular do Estado, vamos focar nos arremates das obras para finalizá-la o mais breve possível”, disse.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, esse novo equipamento amplo e moderno atenderá a demanda da região por vagas na Educação Infantil. “Educação Infantil é uma etapa da educação básica muito importante para garantir as aprendizagens, o desenvolvimento e o bem-estar das crianças pequenas. Garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças é a forma mais segura para se conquistar a cidadania e zelar pelo futuro delas,” ressaltou.

Proinfância

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) busca garantir o acesso de crianças da 0 a 6 anos a creches e pré-escolas, bem como a melhoria da infraestrutura física da rede de educação infantil. O programa atua sobre dois eixos principais: construção de unidades de educação infantil, por meio de assistência técnica e financeira do FNDE; e repasse de recursos para aquisição de mobiliário e equipamentos para as novas unidades.