Credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência de Eusébio passa a valer por 5 anos

terça-feira | 16/01/2024

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), é a responsável por realizar a solicitação da credencial de estacionamento especial para idosos e deficientes a partir de 60 anos. O idoso ou pessoa com deficiência interessado pode solicitar sua credencial de forma presencial na sede da Autarquia Municipal de Trânsito, localizada na Av. Eusébio de Queiroz, nº 5355, bairro Centro.

No ato da solicitação, o requerente – que tem idade a partir de 60 anos – deve ter em mãos cópias dos seguintes documentos: RG ou CNH e o comprovante de residência atualizado mostrando que o solicitante é residente e morador do município de Eusébio. A credencial de estacionamento especial, que antes era válida por dois anos, agora passa a valer por cinco anos e pode ser utilizada em todo o território nacional. A credencial deve ser usada somente quando o veículo transportar o idoso e tem que ser exibida no interior do veículo, sempre em local visível, de preferência, sobre o painel com a frente voltada para cima para efeito de fiscalização.

A credencial de vaga para idosos/deficientes é uma autorização especial para o estacionamento de veículos conduzidos por eles ou que os transportem nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, reforça a importância do uso da credencial de estacionamento. “Os moradores de Eusébio que estão com a credencial vencida devem ir na AMT e renová-la e quem ainda não fez, deve providenciar para garantir o seu direito de estacionar na vaga específica nos estacionamentos dos Shopping, nas ruas e avenidas do Eusébio ou em todo Brasil. É importante que todos saibam que a AMT só faz a credencial para os moradores de Eusébio”, disse.

A infração para quem não respeita a regra, regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro, pode acarretar em multa e pontos na Carteira de Habilitação.