Cuidados simples podem ser importantes para manutenção da saúde em tempos de isolamento social

quarta-feira | 13/05/2020

Em época de isolamento social, a necessidade de permanecer em casa pode ocasionar alguma alteração na saúde física e mental das pessoas. Por isso, a necessidade de manter cuidados simples,como por exemplo; fazer alguma atividade física, tomar banho de sol ou mesmo beber mais água, mantendo o corpo em atividade e hidratado, o que pode melhorar a resistência e a imunidade.

Uma das coisas importantes a ser repensada é a rotina, que precisa ser desacelerada e readaptada. O momento de reclusão pode ser um desafio ou mesmo uma oportunidade para a melhoria pessoal. Além de que, pode proporcionar uma maior organização para executar com calma as tarefas do dia a dia.

O horário das refeições, por exemplo, que antes devido ao trabalho fora de casa estava alterado, agora nesse momento de permanência em casa pode ser respeitado. Manter a rotina das refeições só traz benefícios para o organismo. Com mais tempo, o alimento pode ser consumido sem a pressa de ter que correr para voltar ao trabalho, isso favorece a digestão e também evita consumir mais que o necessário. Além disso, a refeição pode ser consumida junto com a família, proporcionando um momento de integração e de harmonia. Importante nesse momento também deixar o celular e a TV de lado.

Permanecer em casa não significa ser sedentário. É importante ter um horário durante o dia para realizar atividades físicas, que podem ser feitas a partir de instrutores pela internet. É importante cuidar da postura e não ficar muito tempo sentado. Para quem tem crianças em casa, além das tarefas escolares, é importante reservar um momento para as brincadeiras com elas, ouvir música, dançar, e outras atividades que tragam alegria e leveza para o enfrentamento da rotina diária.

Já as próprias tarefas domésticas podem ser usadas para evitar o sedentarismo. Uma faxina bem feita, com a participação de todos da casa, pode unir a necessidade da limpeza da casa com a da realização de atividade física. Quanto a saúde mental é importante não se manter isolado do mundo. Se a pessoa mora ou não sozinha pode estar utilizando as redes sociais para fazer ligações de áudio e vídeo para amigos e familiares. Usar a tecnologia a seu favor nesse momento é muito importante, mas com moderação.

Outra dica saudável é evitar estar muito ligado ao noticiário de “notícias ruins” sobre a pandemia, o que pode ocasionar angustia e medo nas pessoas. Buscar sempre estar ligado em informações que tragam bem-estar e melhorem sua autoestima. A rede social precisa ser uma aliada do seu bem-estar e não do seu adoecimento.

Na internet tem muitas oportunidades positivas como livros, filmes, músicas, cursos online gratuitos. O mais importante, é dormir bem por pelo menos 8 horas diárias. Com todas essas dicas você estará garantindo sua saúde física, mental para ultrapassar a atual situação de bem com a vida.