Cultura inicia calendário de atividades

segunda-feira | 05/05/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, inicia nesta semana a programação cultural com diversas atividades no município.

Na terça-feira, a Secult dá início a um novo projeto – o Grupo de Leitura Vinicius de Morais. O evento, aberto ao público, consta da leitura dramática, seguida de um debate. A programação terá continuidade até domingo, dia 11, com a tradicional Feira Cultural.

O Grupo de Leitura Vinicius de Morais consiste na encenação de um texto pelo grupo de teatro da Escola de Artes (Naec). O texto desta semana será baseado na Semana de Arte Moderna, de 1922, movimento cultural que envolveu literatura, artes, cultura e música na cidade de São Paulo, até hoje marco da cultura no País. Após a encenação, será realizada uma roda de conversa sobre o texto. A programação contará com a presença de alunos da Escola de Ensino Médio Ana Bezerra.

As atividades terão continuidade na quarta-feira, com o Cine Zé Ferreira, que acontecerá na Escola de Artes, com o filme “Thor – O mundo sombrio”. Na quinta-feira, dia 8, também na Escola de Artes acontecerá o Bate-Papo Cultural com Diego Jovino, do site ‘Suricate Seboso’ e Lucas Carvalho, do site ‘Drama Universitário’, que abordarão o tema “O potencial da cultura de massa e o impacto no cotidiano”.

Na sexta-feira, a programação terá início com “Contação de História” com o livro “O Fojo”, de Fabiana Guimarães”, às 9 horas, no Naec. No período da tarde, a partir das 14 horas, a atividade será repetida. Às 19 horas, na Escola de Artes, acontece o “Sexta com Espetáculo”, com a peça Sessão Cine, ganhadora do último Eusébio Artes. No mesmo horário, no conjunto Vereda Tropical, no Parque Havai, acontecerá o Cine Zé Ferreira.

O sábado, dia 10, está recheado de atividades esportivas e recreativas, iniciando às 9 horas no “Caramanchão”, com práticas esportivas da Escola de Artes, com Bandminton, Slackline, Jump e outras. Na Arena Eusebelém, às 9 horas, acontecerão atividades infantis, com Amarelinha, Bambolé, Vai e Vem, Pintura de Rosto, Pula Corda e Elástico. No mesmo horário, na sede do Naec, serão realizadas oficinas circenses (Malabares, Perna de Pau e Diabolô) e simultaneamente as atividades de Grafite e Hip Hop.

No período da tarde, a partir das 14 horas, a Escola de Artes sediará jogos de tabuleiro, cartas e RPG. Às 18 horas, a programação prevê o evento Conexão Brasil/Japão/Japão/Brasil com a apresentação do filme “Naruto prisão de sangue”. Já às

19 horas a Feira Cultural, acontecerá na Praça do Polo de Lazer, com barracas de artesanato e praça de alimentação, tendo como atração musical, o grupo Samba de Mesa. A programação da semana será concluída com a Feira Cultural, também na sede, com o Trio Tremendão.