Departamento de Apoio ao Estudante de Eusébio realiza atendimentos online durante o isolamento social

sábado | 30/05/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação e seu Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), mesmo em período de aulas não presenciais, continua realizando o atendimentos dos alunos e dos pais de forma remota, seja por telefone ou por redes sociais, e mesmo presencialmente, quando necessário.

Segundo a secretária de Educação, GorettiFrota, o DAE tem como missão o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos na escola, mantendo contato direto com os pais. Além disso, o Departamento está à frente da coordenação de projetos como; Saúde e Prevenção na Escola, Peteca, COM VIDA, Programa de Saúde na Escola, Grêmios Estudantis, Rádio Escola, Proerd, entre outros;

A coordenadora do DAE, professora Maria do Carmo Santos (Carmosa) observa que mesmo em período de isolamento social, os profissionais continuam realizando os atendimentos online com os alunos maiores que possuem telefone e com os pais dos menores, dando orientações sobre oposicionamento que eles devem ter em casa e o comportamento em relação a certas situaçõespontuais. “Quando surge um caso mais sério, realizamos o atendimento presencial e contamos com uma rede de colaboradores, como o Centro de Apoio Psicossocial e a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida, que têm nos dado suporte, pois trabalhamos de forma intersetorial”, destaca.

O Departamento também está atendendo as famílias com apoio de psicólogas do CAPS e CVMPV, quando surge alguma necessidade. “São vários atendentes em nossa equipe que conversam com os pais e com os próprios alunos. Temos também mantido o contato com as diretoras das escolas, e também temos sido procurados por elas. Estamos dando continuidade ao trabalho, mesmo que de forma limitada, para que nossos alunos e pais continuem recebendo o suporte que estão necessitando.

Selo Unicef

Segundo Carmosa, as atividades do Selo Unicef continuam sendo realizadas pela Secretaria de Educação com a elaboração de relatórios e a alimentação da plataforma da buscativa, que é o resgate dos alunos que se evadiram das escolas. Disse que nesta semana mesmo, a equipe de coordenação do Selo Unicef no Eusébio se reuniu para averiguar a situação atual e dar encaminhamentos para os próximos passos.