Departamento de Educação Física de Eusébio participa de Congresso Internacional

segunda-feira | 03/02/2020

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, participou do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente(CIEF) realizando na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção, explanando o tema “Formação Continuada e as contribuições para a Implementação do Departamento de Educação Física de Eusébio”, que foi apresentado pelos profissionais do Departamento de Educação Física (DEFE) do município. O projeto foi elaborado pelos professores André Lima Verde, Cristina Lopes, Samara Maia e Francisco Rafael Alves.

Segundo a secretária de Educação, Goretti Frota, o Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, é um evento científico, que congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir – a partir do diálogo entre a universidade e a escola da educação básica – sobre os desafios e as possibilidades do Ensino e da Formação Docente no atual contexto, marcado por (in) certezas, desafios e lutas”.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a criação do Departamento foi importante para congregar e centralizar as atividades atinentes ao Esporte Escolar no município. Ele assevera que a Educação Física contribui com a formação do indivíduo e desperta nos estudantes o interesse pela prática de exercícios, seja através de jogos, danças, lutas ou ginásticas. Além disso, traz benefícios para a saúde, desenvolvimento de habilidades e construção de caráter das crianças.

“Temos o mediador desse processo, que é o professor de educação física, que é aquele que incentiva a participação do aluno nas aulas, mostrando a importância de assumir compromisso com as atividades, passando assim noções de disciplina e de atenção com a saúde física e mental que os alunos devem buscar para ter um bom aproveitamento e rendimento na sua vida escolar”, ressalta o gestor municipal.