Departamento de Educação Física de Eusébio realiza projetos que ampliam a frequência escolar

sexta-feira | 27/01/2023
Os alunos podem praticar todas as modalidades da ginástica de condicionamento físico na Greenlife Academia

O Departamento de Educação Física (DEFE), da Secretaria de Educação de Eusébio (SME), além do incentivo ao esporte e as práticas de exercícios físicos, realiza projetos visando reduzir o abandono e a evasão escolar. O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a Educação Física é muito importante para o desenvolvimento do ser humano como um todo. “Através das atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Contribui também na promoção, prevenção e recuperação da saúde física e mental” avalia.

Com o propósito de incentivar o aluno a permanecer na escola, o DEFE realiza o Projeto “Você faz falta”, que tem o objetivo de diminuir a infrequência escolar em parceria com a Superintendência Escolar. Segundo o professor André Limaverde, coordenador do DEFE, cada mês é escolhida uma turma de uma unidade escolar com melhor frequência escolar para participar das atividades.

O público alvo são alunos desde a educação infantil até anos finais. Ele ressalta que os alunos, principalmente do 8 e 9 anos, vão conhecer e praticar todas as modalidades da ginástica de condicionamento físico na Greenlife Academia. Já no Beach Tennis, no City Park, os alunos dos anos finais vão praticar o esporte de rede que mais cresce no Brasil.

Há atividades também de golfe, onde uma escola por bimestre com alunos dos anos iniciais e finais, conhecem e podem praticar um esporte de precisão, no Riviera Aquiraz. Outra atividade é o projeto “Vem pra Vela”, que é um esporte náutico com alunos desde a educação infantil até anos finais, que acontece no Iate Clube, em Fortaleza.

Cronograma

O Departamento já planejou suas atividades para este ano de 2023. No mês de fevereiro, através do Projeto de Saúde na Escola (PSE) será abordado o tema “Prevenção e cuidados com o Corpo Humano”. Em março, acontecerá o Festival de Xadrez (7º ano) e o Projeto de Saúde na Escola (PSE), com o tema Prevenção a gravidez na adolescência (Anos Finais).

Em abril serão realizados os Jogos Escolares (Esportes Coletivos) e o Projeto de Saúde na Escola (PSE), com o tema: Saúde Ambiental e Prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika vírus, em conjunto com o COM VIDA.

Em maio, o Projeto de Saúde na Escola (PSE) discutirá o tema “Acesso aos direitos sexuais e reprodutivos na infância e na adolescência. E também acontecerá o dia do Desafio (31 de maio). No mês de junho, o PSE terá como tema “Saúde Ambiental e a importância da vacinação para o controle de endemias, epidemias e pandemias – combate ao Covid-19”. Também será realizado o Festival de Hip hop (Break).

No mês de julho, o PSE falará sobre o “Combate ao bullying e a dependência de álcool e outras drogas”, em conjunto com os Grêmios Estudantis. Neste mês acontecerá, ainda, o Festival de Fut 7 (9º ano). Em agosto acontecerão homenagens pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física e também o Desfile Cívico. O PSE terá como tema:  Prevenção à vida e à saúde mental, e será realizado em conjunto com COMVIDA, PETECA, NUCA e Grêmios Estudantis. Acontecerão, ainda, uma homenagem ao Profissional de Educação Física na Câmara Municipal e o encerramento Setembro Amarelo em parceria com DAEF.

Outubro será a vez da VI Copinha Eusébio e do PSE, com o tema: “Promover a alimentação saudável e práticas para o fortalecimento da imunidade, com prevenção da obesidade na infância”, que acontecerá em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (23 de outubro). Já em novembro, o PSE discutirá o “Combate ao Preconceito e ao racismo na escola”, em conjunto com o PETECA. Fechando a programação acontecerá o Festival de Vôlei de Praia (8º ano) na quadra do Pólo de Lazer Ivens Dias Branco.

Fotos: DEFE/PME