Desenvolvimento Social e Sine/IDT discutem projetos de capacitação e financiamento de negócios no Eusébio

terça-feira | 06/02/2018

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) reuniu-se, na manhã desta terça-feira (6), com o presidente do Sine/IDT, Gilvan Mendes e sua equipe, para discutir propostas de capacitação e qualificação profissional, aprimoramento do trabalho autônomo e propostas para reativação do Fundo Municipal de Capitalização e Apoio aos Pequenos Negócios (Fumcap).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, o intuito das ações é beneficiar os munícipes beneficiários de programas sociais, visando o acesso a oportunidades e/ou empreender, facilitando o processo de autonomia social e pessoal.

O Fundo Municipal de Capitalização e Apoio aos Pequenos Negócios (Fumcap), segundo a secretária, foi criado na primeira gestão do prefeito Acilon Gonçalves, com o objetivo de financiar indivíduos, famílias e grupos comunitários organizados de baixa renda, que desenvolvam atividades de prestação de serviços e fornecimentos de bens.

Os empréstimos do fundo, segundo ela, têm como objetivo além de abertura de negócios, a compra de mercadorias. De acordo com as normas do Fumcap, a liberação dos recursos dependerá da apresentação de relação de bens a serem adquiridos pelo Fundo. Os proponentes informarão à Unidade do Fumcap a relação de suas necessidades, nos termos da proposta inicial, cujas aquisições serão feitas pela Unidade e entregue ao proponente.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, essa ação da SDS, de capacitar os cidadãos, ao mesmo tempo que proporciona o financiamento para a abertura de negócios, vai fortalecer a economia do município, gerar emprego e renda, e possibilitar o crescimento do empreendedorismo no município, colocando-o na vanguarda nesse segmento.