Desvio de tráfego na CE-040 acelera obras do viaduto do Anel Viário

terça-feira | 09/07/2019

As obras do viaduto sobre a CE-040, que interligará o 4º Anel Viário à CE-010, estão sendo agilizadas com o desvio do tráfego no sentido Eusébio – Fortaleza. Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a intensificação das obras está acontecendo em vários trechos dos 32 km da rodovia. Conforme o órgão, o fim do período chuvoso está sendo propício para a realização das obras de pavimentação e terraplenagem entre a BR-116 e a CE-060, além dos entroncamentos da CE-040, no Eusébio, e da CE-065, em Maranguape, que estavam parados.

Com isso, conforme a Secretaria, o cronograma está mantido e a duplicação do Anel Viário deve ficar pronta até o final do ano. No entroncamento do Anel Viário com a CE-040 estão em execução os serviços de drenagem e terraplenagem necessários para a execução de alças e conclusão do viaduto. A entrega do equipamento vai melhorar consideravelmente o tráfego, visto que vai eliminar a necessidade de desvios.

Foi iniciada também a pavimentação da pista antiga do Anel Viário, no sentido Eusébio-Caucaia, que passará de 11 metros de largura, para 16,5 metros, que é a mesma largura do outro sentido, feito em pavimento rígido (concreto). O 4° Anel Viário, que fica entre o Parque Tabapuá (Caucaia) e a CE-040 (Eusébio), está com o tráfego liberado em pista duplicada desde fevereiro, o que eliminou alguns desvios e beneficiou cerca de 50 mil veículos que passam diariamente na rodovia.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, para acelerar o avanço da obra, o Governo do Ceará assumiu as desapropriações necessárias para a conclusão dos trechos do entroncamento com a CE-040, que era de responsabilidade do Governo Federal. “No Eusébio, o Estado já concluiu os processos, e o trecho já foi liberado para as obras”, detalha.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a cidade já está sentindo os efeitos positivos da obra com a facilitação do tráfego e do escoamento da produção. “Com a conclusão do viaduto teremos um acesso facilitado, interligando o Porto do Mucuripe ao Porto do Pecém. Será a verdadeira rodovia do desenvolvimento, não só de Eusébio, mas de toda Região Metropolitana. A obra também desafoga o trânsito na Avenida Washington Soares (CE-040) e reduz as distâncias entre o Eusébio, Fortaleza e municípios vizinhos”, destaca.Com informações do Governo do Estado