Dezembro Laranja: Prefeitura de Eusébio alerta sobre os fatores de risco do câncer de pele

segunda-feira | 07/12/2020
Foto: Divulgação/MS

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Neste mês, é realizada a campanha “Dezembro Laranja” que aborda esse tema de forma mais ampla. De acordo com a Secretaria de Saúde, em um Estado ensolarado como o Ceará é necessário se precaver e estar atento aos sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo. O secretário Municipal de Saúde, Mário Lúcio, observa que a exposição prolongada e repetida ao sol deve ser evitada, principalmente na infância e adolescência. Pontua que as pessoas com pele e olhos claros, albinas e que tem vitiligo, devem redobrar os cuidados por serem do grupo de risco. “Também as pessoas com histórico da doença na família e quem faz tratamento com medicamentos imunossupressores devem ampliar os cuidados,” destaca.

A qualquer sinal de mudança na pele deve ser considerada e pode ser um sinal de alerta, como por exemplo, manchas na pele que coçam, ardem, descarnam ou sangram e feridas que não cicatrizam em quatro semanas. Esses sintomas podem ser indicativo de câncer de pele não melanoma, que ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Esse tipo de câncer é o mais comum e tem baixa taxa de mortalidade, mas pode causar deformações.

Quanto ao câncer do tipo melanoma, é considerado mais grave do tumor, e pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Essas lesões costumam ter formato assimétrico, bordas irregulares, mais de uma cor e mudar de tamanho de forma rápida. O melanoma ocorre mais raramente e pode levar à morte.

“O diagnóstico precoce é fundamental a cura da doença. Caso a pessoa tenha algum desses sintomas pode procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. O médico, caso avalie a necessidade de um parecer mais especializado, encaminha o paciente para ser consultado por um dermatologista na nossa Policlínica” diz o secretário Mário Lucio, frisando que uma consulta anual com o dermatologista é uma forma de prevenção.

Estatísticas de câncer de pele

No Brasil, o INCA estima o diagnóstico de 85.170 casos novos de câncer de pele não melanoma entre homens e 80.410 em mulheres a cada ano. Esses números correspondem a um risco estimado de 82,53 casos novos a cada 100 mil homens e 75,84 para cada 100 mil mulheres. Quanto ao melanoma, sua letalidade é elevada, porém sua ocorrência é considerada baixa com estimativa de 2.920 novos casos em homens e 3.340 em mulheres por ano. No Ceará a previsão é que 8.490 pessoas sejam acometidas este ano de câncer de pele não melanoma.

Como se proteger

Com forma de prevenção é indicado evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Utilizar bonés ou chapéus, óculos escuros com proteção UV e sombrinhas. É importante também passar protetor solar com fator de proteção 15, no mínimo, e reaplicar o produto a cada duas horas e sempre após ter entrado na água. O uso de proteção é necessário também em dias nublados. O Inca ainda alerta que as tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção.