Dia histórico: Jabuti conquista regularização do abastecimento de água a partir desta sexta-feira

quinta-feira | 11/07/2019

A partir desta sexta-feira (12) a população do Jabuti terá o problema da falta d’água definitivamente solucionado. Nesta quinta-feira (11), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou o serviço de injetamento de tubulação no sistema de abastecimento de água da localidade. O serviço interliga as duas tubulações recentemente instaladas pela Cagece na região e vai garantir segurança hídrica e ampliar a oferta de água para o bairro. A obra é uma reivindicação antiga da comunidade e vem sendo trabalhada pela Prefeitura de Eusébio junto ao Governo do Estado, há alguns anos.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, que acompanhou as obras nesta quinta-feira, o momento é de comemoração, pois a obra teve que ultrapassar muitas barreiras para ser executada, a maior foi a ultrapassagem da canalização sob a BR-116, que foi feita pelo sistema não destrutivo. Por ser uma rodovia federal a burocracia acabou atrasando a execução do empreendimento. O deputado Bruno Gonçalves também atuou junto a Cagece para que a obra fosse realizada com brevidade.

Segundo a Cagece, para a realizar os trabalhos foi necessário suspender o abastecimento de água em Eusébio e Itaitinga, que são atendidos pelo mesmo sistema. A suspensão do abastecimento ocorre de 5h às 18h desta quinta-feira, que é o tempo previsto para realizar o injetamento das tubulações. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sebastião Albuquerque, a obra vai melhorar a distribuição de água para a população de Jabuti. “O serviço vai beneficiar mais de 20 mil pessoas com o reforço no abastecimento”.

Foram investidos na obra cerca de R$ 1,4 milhão. De acordo com o coordenador de Serviços de Expansão da Cagece para a Bacia Metropolitana, Jorge Fernandes, “trata-se de uma grande conquista para a população do Jabuti. Com a conclusão desse reforço de rede, a Cagece já começa a planejar novas ações como ampliações de rede para as áreas que ainda não possuem o serviço, entre outras melhorias”, destaca.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que após a conclusão do serviço, o abastecimento será retomado imediatamente. “Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas. Segundo a Companhia, o sistema deve voltar ao normal, em sua totalidade, será até 48h após a conclusão do serviço”, concluiu.