Duas escolas do Eusébio receberão o Prêmio Escola Nota 10 deste ano

segunda-feira | 03/06/2019

Eusébio terá duas escolas premiadas na 11ª edição do Prêmio Escola Nota Dez, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 6 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. São elas: Escola Josefa Sá e Oscar Feitosa. O Eusébio foi o único município da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1, com escolas premiadas nesta edição. O feito foi enaltecido pelo prefeito Acilon Gonçalves durante o programa “Café com o Prefeito” desta segunda-feira.

“A nossa Educação tem trabalhado com um novo modelo, em parceria com o instituto Myra Eliane, onde fazemos a humanização da educação infantil. E com tecnologias modernas estamos alcançando cada vez mais a redução da idade da alfabetização. Isso nos traz o segundo ano de premiação. Nós que já temos 100% dos alunos de 4 a 15 anos na escola e 90% de 6 meses até 3 anos, entendemos que estamos no caminho certo”, disse o gestor.

Acilon observa que as escolas Josefa Sá e Oscar Feitosa receberão o prêmio nota 10, mas 18 outras escolas municipais também atingiram a nota máxima, mas não entraram na faixa de premiação. “Tivemos grandes avanços no 5º e 9 ano, e iss mostra que estamos no caminho certo, pois estamos educando o nosso aluno para que tenha oportunidades na idade adulta. E em breve iremos inaugurar a Escola de Promoção da Vida, que irá completar o complexo do  Programa Estudante Padrão (PEP), que vem premiando os alunos com bons resultados. Temos ainda os projetos Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC), que vão resgatar os jovens, que se desviaram do caminho do sucesso, para a normalidade. É essa forma que cuidamos da Educação e que vem nos dando prêmios”, avaliou.

A secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota diz que o Prêmio Escola Nota Dez concederá premiações em dinheiro, troféus, computadores e diversos estímulos para melhorar os indicadores e os números da Educação no Ceará. “O evento, realizado por meio da Secretaria da Educação (Seduc), tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece)”, pontuou.

O prêmio funciona como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados e política apoiadora às escolas com menores resultados. É destinado a premiar até 150 escolas públicas com melhores resultados no Índice de Desempenho Escolar no 2º, 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental nas avaliações do SPAECE, e apoiar financeiramente as escolas públicas em igual número das premiadas de 5º e 9º anos que obtiverem os menores resultados. O valor da premiação por escola é calculado considerando a per capita por aluno de R$ 2.000,00 (dois mil reais) correspondente à multiplicação do número de alunos avaliados.