Durante a Campanha Outubro Rosa já foram solicitadas 920 mamografias no Eusébio

segunda-feira | 23/10/2017

O mutirão do Outubro Rosa no Eusébio, realizado entre 16 e 19 deste mês, nos Postos de Saúde do município, teve pleno êxito na avaliação do prefeito Acilon Gonçalves. Durante os quatro dias, o próprio prefeito Acilon, o ex-prefeito Arimatéa Junior e o médico Breno Gonçalves, se revezaram nas unidades de saúde para atender as mulheres de 35 a 69 anos, alvos da campanha. Foram realizadas consultas e solicitações de mamografias. Nesse período foram solicitadas 920 mamografias.

Segundo Acilon, alguns exames estão fora do perfil indicado pelo Ministério da Saúde, mas pela responsabilidade da Prefeitura, foram disponibilizadas as mamografias para as mulheres. “Entendemos como médicos,que elas precisam ter o exame para se sentirem seguras quanto a sua saúde. Tivemos ainda 54 mulheres que compareceram, mas não precisaram realizar a mamografia, por ser desnecessário, mas elas tiveram outros acompanhamentos como ultrassonografia ou apenas orientações para que retornem no próximo ano”, destacou.

Para o chefe do Executivo, o mais importante de tudo, é que a Prefeitura está garantindo para todas as mulheres que tiveram sua requisição feita que até 30 de novembro todas terão realizado as mamografias e após o laudo pronto, elas receberão o resultado das mãos do próprio prefeito. “Todas as mulheres serão avisadas para receber o resultado comigo pois quero dar os parabéns a cada uma e dizer que o exame não apresentou  nenhum problema”.

“Mas se porventura, a mamografia sugerir exame completar, por exemplo, uma ultrassonografia, mamografia com magnificação ou biopsia de alguma coisa que acusou, a Prefeitura vai disponibilizar o atendimento. Essa é a maneira de nós fazemos a Saúde. protegendo as nossas mulheres contra o câncer de mama. Mas quem não compareceu aos postos de saúde pode ainda fazê-lo até o dia 31 de outubro”.