Educação de Eusébio conquista 3ª posição no IDEB entre as cidades cearenses a partir de 55 mil habitantes

quarta-feira | 21/09/2022
A apresentação dos dados do IDEB aconteceu na Escola de Formação Neusa de Sá. Fotos: Levy Oliveira/PME

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. O Índice ocorre de 02 em 02 anos. Nesse contexto, o município de Eusébio teve um ótimo desempenho obtendo o 3º lugar nos anos iniciais e nos anos finais entre os municípios cearenses a partir de 55 mil habitantes.

A Educação do município de Eusébio superou as expectativas mesmo com as restrições sanitárias devido à pandemia da Covid-19. A dedicação dos alunos, o emprenho dos professores, coordenadores e diretores, foram essenciais nesse período.

Júlio César Alexandre, secretário de Educação de Eusébio destaca a evolução do município “O Eusébio foi o município que mais evoluiu dentre as cidades cearenses a partir de 55 mil habitantes. Mesmo durante o período da pandemia nós conseguimos aumentar a aprendizagem dos nossos alunos, o que nos deixa muito honrados. Aproveito e parabenizo a todos os envolvidos, professores, diretores, alunos, pais de alunos. Estamos muito felizes”, disse.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves pontua “Eu fiquei muito feliz com o resultado. Isso só mostra que nós não ficamos parados dentro de casa no período da pandemia. E, na retomada nós fomos ágeis”, pontuou.

O município do Eusébio se destacou em seus resultados:

1) Elevou a proficiência de aprendizagem nos anos iniciais e anos finais entre 2019 e 2021 mesmo no contexto de pandemia;
2) Obteve a 1ª colocação nos anos iniciais e anos finais entre os municípios da CREDE 01 do estado do Ceará;
3) Evoluiu da 104º para a 46º posição dos anos iniciais entre os 184 municípios cearenses;
4) Evoluiu da 61º para a 26º posição dos anos finais entre os 184 municípios cearenses;
5) Ficou em 3º lugar nos anos iniciais e nos anos finais entre os municípios cearenses a partir de 55 mil habitantes;
6) Foi o município que mais evoluiu nos anos iniciais entre os municípios cearenses a partir de 55 mil habitantes;
7) Foi o quinto município que mais evoluiu nos anos finais entre os municípios cearenses a partir de 55 mil habitantes;
8) Ficou em 43º nos anos iniciais entre os municípios brasileiros a partir de 55 mil habitantes;
9) Ficou em 20° nos anos finais entre os municípios brasileiros a partir de 55 mil habitantes;