Educação de Jovens e Adultos de Eusébio tem acréscimo nas matrículas neste ano

quinta-feira | 07/06/2018

A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Eusébio, cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido, teve um acréscimo de matrículas neste ano, principalmente de trabalhadores, em busca de mais conhecimentos. Segundo a secretária de Educação do Eusébio, Goretti Martins, a EJA oferece igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.

De acordo com a coordenadora da EJA no município, Francinelda Alves (Professora Franci), são 498 alunos matriculados, em 10 escolas e no Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME). “Temos 26 professores em 24 turmas. Neste ano, com a redução do número de alunos fora de faixa no projeto, aumentou o numero de trabalhadores em busca do aprendizado”, disse.

Ela citou a Escola Eduardo Alves Ramos, que conta com uma turma da EJA com 44 alunos matriculados e frequentando, como exemplo do sucesso da modalidade neste ano. Segundo Franci, no dia 4 de julho passado foi lançado o projeto “Raízes Culturais”, onde cada turma vai escolher um tema para apresentar de forma artística, seja como música, dança ou teatro. A culminância será no dia 20 de agosto no NAEC (Núcleo de Artes, Educação e Cultura), quando todas as escolas participarão.

Outra novidade, este ano, é a procura de empresas para alfabetizar seus funcionários. “Teremos uma reunião com a Biomátika que quer realizar um projeto de alfabetização com seus funcionários. Este será o ponta pé inicial para que a ideia se espalhe no município e outras empresas possam se integrar a esse trabalho”, disse Franci.

Conforme o prefeito Acilon, a EJA é voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade. “No Eusébio também temos três turmas no NAMME para crianças e jovens com necessidades especiais. A Educação de Jovens e Adultos no Eusébio é pautada pela inclusão e pela qualidade social, por isso contamos com uma equipe capacitada para atender as demandas necessárias dos alunos, garantindo assim a qualidade do aprendizado”, frisou.