Empresa de alta tecnologia em saúde será instalada em setembro no Eusébio

domingo | 05/07/2015

O município de Eusébio estará recebendo em setembro deste ano uma unidade da Villas Boas Rádiofarmarcos Brasil S.A, empresa especializada na produção de biomarcadores radiofármacos utilizados no campo da medicina nuclear, para o diagnóstico e o tratamento de doenças neurológicas, cardiológicas e, principalmente, oncológicas. Para a unidade de Eusébio, o grupo, sediado em Brasília, está investindo R$ 16 milhões e abrirá espaços para a mão de obra especializada da região.

A Villas Boas produz radiofármacos de meia vida curta, em especial o fluordeoxiglicose (FDG), tendo sido a primeira empresa privada a produzir e distribuir este tipo de medicamento no Brasil. A produção do FDG em Brasília contribuiu fortemente para a expansão do método diagnóstico médico do tipo PET (positron emission tomography) em todo o país, antes restrito a São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo o gerente regional da empresa, Alex Pereira, o crescimento do mercado criou oportunidades em várias áreas da cadeia logística de suprimentos. Com isso, a empresa decidiu instalar uma nova unidade produtiva na cidade de Eusébio, com o intuito de atender com mais eficiência as regiões Nordeste e Norte. A unidade será equipada com laboratório de produção de radiofármacos e aceleradores de partículas do tipo cíclotron da marca Siemens.

No Eusébio, a empresa ficará instalada na Rua Valdemar Pereira de Queiroz, bairro Cauassu, e será responsável pelo abastecimento do estado do Ceará e de várias cidades das regiões Norte de Nordeste, tais como Belém, São Luiz, Teresina, Natal, Recife, Salvador, João Pessoa, Aracaju, entre outras. Segundo o gerente, a logística de transporte do medicamento será realizada através do Aeroporto Internacional Pinto Martins que possui uma malha aérea de grande importância para o escoamento do produto.

Ele afirma que as equipes de produção são formadas por físicos, engenheiros, farmacêuticos, médicos, técnicos e supervisores de radioproteção. “Todo o pessoal é rotineiramente submetido a treinamentos de reciclagem nas áreas de radioproteção além de cursos de capacitação para as áreas de radiofarmácia”. Segundo ele, inicialmente profissionais virão da matriz em Brasília para dar início a produção e posteriormente serão contratados profissionais na região. Cada unidade possui cerca de 12 profissionais.

O cíclotron, acelerador de partículas utilizado na produção do FGD, já se encontra na sede da empresa. O FGD é aplicado nos pacientes por meio de uma injeção intravenosa para a realização de diagnósticos por imagem nos exames de PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada). A produção de radiofármacos no Ceará vai permitir a realização de um maior número de exames.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel, a empresa Villas Boas Rádiofarmacos, é mais uma empresa de grande porte, que vem se agregar ao esforço atual do município de agregar empresas do ramo, devido a instalação do Pólo Tecnológico de Saúde do Eusébio. Ele observa que a empresa vai produzir radiofármacos para hospitais, clinicas e centros de pesquisa não só do Ceará, mas para as regiões Norte e Nordeste.

O Prefeito Júnior, por sua vez, acredita que até o segundo semestre, a indústria já esteja produzindo no Eusébio e com isso o Ceará entrará definitivamente no mercado produtor de biofármacos e radiofármacos, que hoje é dominado no Nordeste pelos estados da Bahia e Pernambuco. “Essa é mais uma empresa do ramo da Saúde atraída para nossa cidade de alta tecnologia, que com certeza consolidará o Eusébio como município líder no mercado de farmacoquímicos da região,” avalia