Encontro discute a universalização do saneamento básico em Eusébio

quinta-feira | 25/05/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

O município de Eusébio recebeu, nesta quarta-feira (24), as equipes da Ambiental Ceará e da Cagece para a 1ª Roda de conversa sobre a universalização do saneamento básico no município. O encontro foi realizado no ginásio da Escola Maria de Fátima Façanha (da Lagoinha). Na ocasião, os representantes da empresa Ambiental Ceará falaram sobre a Parceria Público-Privada (PPP) que contempla vinte e quatro municípios da Região Metropolitana, entre eles o Eusébio.

O saneamento básico no município será implementado pela empresa Ambiental Ceará e não pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Segundo José Henrique, gerente de serviços da Ambiental Ceará, a empresa fará todos os serviços de saneamento. “Aqui em Eusébio e em outras cidades da Região Metropolitana, iremos fazer todos os serviços relacionados ao saneamento básico e esgotamento sanitário, para trazer mais qualidade de vida e promover a saúde dos munícipes. Além disso, também iremos realizar os serviços de coleta, substituição de hidrômetros, padronização de ligações, fiscalização, atualização cadastral e combate às fraudes”, disse.

“É um avanço imenso para a melhoria da qualidade de vida da população do Eusébio, ao passo que se consolida investimentos em Saneamento Básico por parte da Parceria Público Privada formada entre a Cagece e a Ambiental Ceará, sem deixar de mencionar os esforços no município em firmar o convênio com a Cagece para receber estes investimentos. Tenho absoluta certeza que é apenas o início de grandes avanços”, disse Ícaro Sampaio, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Eusébio.

A meta da Ambiental Ceará é a universalização do esgotamento sanitário até 2033,e garantir que 90% da população das cidades atendidas pela PPP tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, pontua que as obras de saneamento causam transtornos mais são importantes para a qualidade de vida e a importância da obras para a cidade. “Nós sabemos que uma obra de saneamento causa transtorno. Mas, cabe a nós que temos contato com a população e mostrar a importância da obra para a cidade e para a qualidade de vida de todos”,pontuou.