Equipe da Secretaria de Saúde de Eusébio participa de Encontro Estadual de Busca Ativa Vacinal em Baturité

quinta-feira | 18/01/2024
Foto: SMS Eusébio/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria de Imunização esteve nesta quarta-feira (17) no município de Baturité, participando do Encontro Presencial na Região do Maciço de Baturité, sobre Busca Ativa Vacinal. O convite foi feito pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDEMCE) e pelo UNICEF. A mobilizadora do Selo Unicef de Eusébio Nelci Bezerra, acompanhada por Rita de Cássia (PNI) Juliana Gonçalves e Danielle Gondim (APS) compartilham os esforços que o município tem realizado para a melhoria gradual da cobertura vacinal de rotina e de campanha.

“Foi um momento ímpar, é sempre muito bom ouvir os municípios, suas conquistas, desafios e sobretudo a força de vontade de acertar. Hoje, junto com o UNICEF tive essa experiência em partilhar boas práticas em busca do aumento das coberturas vacinais das nossas crianças, agradeço aos municípios de Eusébio, Russas, Jaguaribe, Itaitinga, Pacatuba, Pacoti, Icapuí e Baturité por proporcionarem um momento tão rico para nós e toda nossa gratidão a equipe UNICEF”, disse Sayonara Cidade, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS).

Recentemente o Ministério da Saúde publicou nota destacando a evolução gradual da cobertura vacinal em todos o país, com os dados consolidados até o mês de outubro/2023. “Ainda restam ser incorporadas as doses aplicadas nos meses de novembro e dezembro/2023, quando se espera uma melhoria destes indicadores. Tudo isso foi fruto dos esforços a muitas mãos, das equipes de saúde da família, dos agentes de saúde, da maternidade, além do trabalho intersetorial envolvendo as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social”, destaca Josete Malheiro, Secretário de Saúde de Eusébio.

Confira dados da vacinação no município do Eusébio consolidados até outubro de 2023, segundoo Ministério da Saúde:

BCG – 87,14%
Hepatite B (<30 Dias) – 85,60% Hepatite B – 86,08% DTP – 86,08% Febre Amarela – 52,30% Polio Injetável (VIP) – 86,37% Pneumo 10 Meningo C – 0-40% 41-70% > 70% Maior ou igual a Meta de Cobertura
Penta (DTP/HepB/Hib) – 86,08%
Rotavírus – 84,17%