Equipe do PRV enfrenta dificuldade para realizar pesquisa em condomínios de Eusébio

sexta-feira | 27/01/2023
Equipe do PRV reunida solicita que a população colabore com a pesquisa (Foto: PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, iniciou no último dia 09 de janeiro o levantamento situacional do Programa de Redução da Vulnerabilidade (PRV), no bairro Urucunema. Esse levantamento é realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, pelos Agentes de Endemias e pelos alunos da Escola de Promoção à Vida (EPV) que moram no bairro. Até o momento, foi realizada a pesquisa em 500 domicílios do bairro Urucunema. Para concluir as pesquisas no bairro Urucunema e avançar para outros bairros, é preciso que a população colabore.

Uma das grandes dificuldades que a equipe do PRV está encontrando para realizar a pesquisa e preenchimento dos questionários no bairro, está nos condomínios, conforme destaca Micheline Said, Assessora Especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio. “Umas das missões mais dolorosas que os pesquisadores do Programa de Redução da Vulnerabilidade está encontrando é vincular com essas pessoas que moram em condomínio no nosso município. Porque a comunidade de um modo geral que não está dentro de condomínio é mais acessível aos agentes de saúde para fazermos a pesquisa. Já as pessoas que moram dentro de condomínio, ainda precisamos alcançar e avançar nas pesquisas”, destacou.

O PRV tem como objetivos: promover a realização de levantamento situacional, com objetivo de subsidiar políticas públicas intersetoriais relevantes ao enfrentamento das vulnerabilidades; propor políticas públicas pautadas em evidências; desenvolver atividades relacionadas a redução da vulnerabilidade em todo o território municipal nas suas mais diversas representações e elaborar conjuntamente com as demais secretarias o plano municipal de redução da vulnerabilidade decenal.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves reforça a importância da população receber as equipes de PRV para responder ao questionário. “A equipe do PRV está em campo para fazer as pesquisas e com isso aprimorar o questionário e avançar para outros bairros da nossa cidade. Não deixem de recebê-los e respondam ao questionário para que possamos propor políticas públicas baseadas no resultado das pesquisas”, reforçou.