Equipes de Handebol e Futsal de Eusébio se classificam nos Jogos Escolares do Ceará

terça-feira | 31/05/2016

O Eusébio conseguiu classificar suas equipes de Handebol, Masculino e Feminino, (12 e 14 anos) e de Futsal (12 e 14 anos) para a Fase Macro Regional dos Jogos Escolares do Ceará 2016. O evento Micro Regional (CREDE 1) foi realizado neste final de semana no município, nos dias 28 e 29, em diversos locais. O Eusébio contou com a terceira maior comitiva, 116 atletas. Ao todo participaram 642 atletas dos municípios de Aquiraz, Caucaia, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

As equipes de Handebol do Eusébio foram representadas pela Escola Neusa de Freitas Sá e o Futsal Masculino pela Escola João de Freitas Ramos, campeãs da fase municipal. O evento foi realizado pela Secretaria do Esporte do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Eusébio, Secretaria Estadual de Educação, e as 20 Coordenadorias de Desenvolvimento da Educação – Credes.

Os Jogos Escolares do Ceará tem por objetivo, promover ampla mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas dentro da escola além de identificar e desenvolver talentos esportivos. Os campeões e os vices das quatro modalidades (futsal, vôlei, handebol e basquete) garantiram vaga para a disputa nas macrorregiões, que acontecem de 10 a 19 de junho.

Na fase municipal de Eusébio, foram mobilizadas 17 escolas do ensino fundamental II. A Escola Neusa de Freitas Sá foi a grande campeã da modalidade de Handebol, vencendo no masculino a equipe da Escola João de Freitas pelo placar de 10 a 0. Já no feminino a Escola Neusa venceu a equipe da Escola das Guaribas por 7 gols a 1. Na modalidade de Futebol de Salão, a Escola Elisbão Pio foi a campeã da categoria feminina, batendo a Escola Neusa de Freitas Sá, na final. por 3 tentos a 1. Por sua vez, a Escola João de Freitas, após uma partida bastante emocionante, venceu nas penalidades máximas a equipe da Escola Evandro Ayres de Moura, por 7 gols a 6.

Os atletas dos três primeiros lugares em cada categoria receberam medalhas e o grande campeão um troféu. Segundo o coordenador de Educação Física da Seduce, André Limaverde, os Jogos Escolares do Eusébio de 12 a 14 anos terão continuidade no mês de setembro próximo nas modalidades de Vôlei, Basquete e Beach Soccer.

Uma novidade para este ano será a realização dos primeiros Jogos Escolares do Eusébio para as escolas do Ensino Fundamental I, que acontecerá na primeira quinzena de junho. Essa competição, segundo André, será disputada somente na modalidade de Futsal.

O prefeito Júnior parabeniza os atletas eusebienses pelos bons resultados obtidos nesta fase micro regional dos Jogos Escolares. Ele entende que pelas apresentações das equipes, há grandes possibilidades de o Eusébio ter bons resultados na fase macrorregional. “Nossas escolas vêm se preparando, com treinos e competições internas, por isso acreditamos que teremos bons resultados nessa disputa,” pontuou.