Equipes do CRAS e do Polos de Atendimento realizam cadastro da população acima dos 18 anos para o recebimento da vacina contra Covid-19 no Eusébio

quinta-feira | 17/06/2021
Equipes de suporte técnico estarão atendendo a população nos CRAS do município com o objetivo de agilizar o cadastro para o recebimento da vacina contra Covid-19 (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), com o objetivo de auxiliar os cidadãos com dificuldade para realizar o cadastro no Saúde Digital, uma das exigências obrigatórias para que a pessoa seja imunizada contra Covid-19, está disponibilizando a partir desta quinta-feira (17), equipes de suporte técnico na rede SUAS, composta pelos CRAS e pelos Polos de Atendimento para a realização desse trabalho. Os servidores passaram por um treinamento sobre o funcionamento da Plataforma Saúde Digital da SESA, nesta quarta-feira (16), e agora reforçam esse trabalho que já vinha sendo realizado por equipes da Secretaria de Saúde do Município.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que o Eusébio registra mais de 40% da sua população com cadastro confirmado no portal da Secretaria da Saúde (Sesa), mas é necessário que todos os cidadãos de 18 a 59 anos estejam com seus registros em dia. Segundo ele, o objetivo é ajudar a organizar e otimizar o plano de imunização da população eusebiense com inovação e eficiência. “Com o cadastro podemos agendar a vacinação, dar transparência as filas de agendamento e cidadãos vacinados e enviar com mais rapidez o número de aplicações das doses diretamente para o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações  (SIPNI). Dessa forma, o município poderá receber mais doses e avançar na imunização da população”, destaca.

O secretário Municipal de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro destaca que o esforço de vacinação que o município está realizando vem contando com o envolvimento e a cooperação mútua entre as diversas secretarias. Ele destacou o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo e Cultura nos últimos dias para que os trabalhos de vacinação contra a Covid-19 continuem avançando.

Cadastro

Segundo a secretária Samara Cordeiro, o cadastro e sua validação por e-mail são obrigatórios para que o cidadão com 18 anos ou mais possa receber o imunizante contra o novo coronavírus. Diz que apenas efetuar o cadastro no portal da Sesa não confere o direito de tomar a vacina contra a Covid-19, pois há a necessidade de confirmar o processo através do e-mail informado no cadastro.

Para quem não tem e-mail próprio, foi criado um e-mail padrão e as próprias equipes que fazem o cadastro fazem a validação do registro. Para se cadastrar para a vacinação é preciso acessar o site Saúde Digital e clicar em “Quero me cadastrar”, caso seja ainda não tenha realizado o cadastro. Serão solicitados informações básicas como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional.

A próxima fase do cadastramento pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente. A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina. Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail. A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.