Equipes dos NASFs de Eusébio realizam encontro de avaliação e planejamento para 2020

quinta-feira | 20/02/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até esta quinta-feira (20), no auditório do CRAS-Sede, o Encontro Anual Geral dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de Eusébio, com a presença das três grandes áreas de saúde: Lagoinha, Santo Antônio e Timbú.

O objetivo é promover o fortalecimento, a integração e a reflexão acerca das ações em saúde. O encontro foi previamente estruturado pela coordenadora de território da Atenção Básica da Prefeitura de Eusébio, Dra. Graça Viana, com apoio de, pelo menos, um integrante de cada NASF-AB. Durante o encontro estão sendo apresentadas todas as atividades realizadas pelo NASF nos bairros com Equipes de Saúde da Família.

O NASF realiza atividades diversas, indo desde grupos de promoção da saúde, assistência e até mesmo campanhas do Ministério da Saúde. “A cada ano, novas ideias e metas surgem e as equipes esforçam-se para implementá-las. Assim, a promoção da Saúde neste município é um esforço transversal e intersetorial que tem por objetivo o bem-estar dos cidadãos eusebienses,” disse Graça Viana.

Os NASFs contam com equipes de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios no qual estão inseridos. “As áreas estratégicas para a realização das atividades do NASF são as atividades físicas e práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança e dos adolescentes e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica”, enfatizou.

O Secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, diz que os NASFs desenvolvem ações que proporcionam educação permanente em nutrição; contribui para a ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de convivência; promove ações multiprofissionais de reabilitação para reduzir a incapacidade e deficiências, permitindo a inclusão social; atende usuários e familiares em situação de risco psicossocial ou doença mental; cria estratégias para abordar problemas vinculados à violência e ao abuso de álcool; e apoia as Equipes de Saúde da Família na abordagem e na atenção aos agravos severos ou persistentes na saúde de crianças e mulheres, entre outras ações.