Escola de Música do Eusébio está com inscrições abertas para 11 cursos na Sede e quatro nos Núcleos dos Jabuti, Mangabeira e Santo Antônio

segunda-feira | 17/01/2022
O Curso de Acordeom está com vagas abertas na Escola de Música da Sede (Foto: Levi Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), está com inscrições abertas para a Escola de Música Municipal de Eusébio (EMME). São 11 cursos na Sede e quatro nos Núcleos dos bairros. As aulas já iniciaram, mas ainda existem vagas para todos os cursos. “Essa é uma grande oportunidade para aqueles que desejam aprender algum instrumento musical desde básico ao avançado, a única ferramenta é querer aprender e se dedicar,” disse o secretário de Cultura e Turismo, Tarcísio da Cultura.

Os cursos estão sendo ministrados por professores técnicos e/ou graduados. Conforme o diretor da Escola de Música, José Honório, as turmas são divididas por níveis com o objetivo de proporcionar uma significativa evolução dos alunos, desde a iniciação musical teórica e prática (básico), passando para o nível médio e por fim chegando ao nível avançado, no qual os alunos estão preparados para o mercado profissional. Ele observa que ao final dos cursos, todas as turmas terão um momento de culminância, quando os alunos apresentarão o resultado final de cada proposta pedagógica.

“Com todo o investimento ímpar e inovador que o município de Eusébio tem realizado, através da Gerência de Bandas e Atividades Musicais da Secretaria de Cultura e Turismo, nos tornaremos, sem sombra de dúvidas uma das maiores referências não só do estado do Ceará, mas no Nordeste em termos de capacitação e formação musical. Temos a capacidade de atender mais 2 mil alunos, isso somando com as 18 bandas escolares que muito em breve estarão em atividades também”, relata Honório.

Os cursos que estão sendo disponibilizados na Sede do Centro são os seguintes: Acordeom, Flauta Doce, Bateria, Teclado, Canto Coral, Violão, Percussão Sinfônica, Violino/viola, Violoncelo/Baixo Acústico, Trompa de harmonia/Melofone/Sax Horn e Chorinho. Nos Núcleos do Jabuti, Mangabeira e Santo Antônio, os cursos são: Flauta Doce, Violão, Banda Marcial e Canto Coral.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Cultura tem sido uma política pública aliada da gestão municipal na formação e fortalecimento da cidadania. “A Educação é o caminho seguro para uma sociedade melhor, por isso investimos de forma prioritária na Educação, na Cultura e formação de nossos cidadãos. Agora estamos descentralizando de forma orgânica essa política para que mais eusebienses possam ter acesso a cursos de alto nível mais perto de suas casas,” reforçou.

As inscrições para a Escola de Música podem ser feitas aqui