Escola de Promoção à Vida inicia atividades de 2023

quarta-feira | 25/01/2023
Os alunos novatos iniciaram um novo ciclo preparatório para a vivência prática que terá início no próximo mês de abril Fotos: EPV/PME)

A Escola de Promoção à Vida (EPV), equipamento da Prefeitura de Eusébio, que tem por objetivo incentivar à cidadania dos adolescentes, com o desenvolvimento de atividades culturais, educativas, de fomento ao respeito à vida, de dignidade do ser humano e rejeição da violência em todas as suas formas, deu início as suas atividades de 2023. A abertura das atividades contou com o hasteamento do pavilhão nacional e o primeiro contato com os alunos novatos.

Nesse primeiro encontro foram abordados: o novo acordo de convivência; o novo quadro disciplinar e exposto como se dará a avaliação de cada aluno por seu desempenho. Os alunos novatos iniciaram um novo ciclo preparatório para a vivência prática que terá início no próximo mês de abril. “Os nossos jovens estarão em diversos setores da Prefeitura vivenciando a prática de cada secretaria”, disse Micheline Said, diretora da EPV.

Segundo Micheline, foi conversado nesse primeiro momento com os alunos sobre o acordo de convivência, que entre outros pontos ressalta a necessidade da assiduidade e pontualidade, monitoramento das faltas, a não ocorrência de brincadeiras, conversas paralelas e uso de celular em sala de aula, uso do fardamento completo, não uso de drogas ou bebidas alcoólicas em atividades desenvolvidas pela EPV e no entorno, independentemente da idade e fazer uso das redes sociais de forma responsável, entre outros pontos.

Também foram abordados temas como: a estimulação cognitiva que é um estimulo cerebral, que melhora o desempenho de habilidades, como a memória, raciocínio lógico, concentração, atenção e o Mapa Mental, que é um esquema elaborado, que permite memorizar informações, por meio de uma palavra chave ou ideia principal.

“Conversamos também sobre o Janeiro Branco, que é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental”, argumentou.

Outros assunto foram relacionados ao vício de jogos eletrônicos e seus males; ao  canal de ajuda em saúde mental “ Pode Falar” que atende jovens de 13 a 24 anos pelo número 188; e por fim foi realizada uma avaliação das atividades do dia, uma conversa sobre espiritualidade e como tarefa, cada aluno fez um mapa mental expressando Quem é Deus para ele.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que criou a Escola de Promoção à Vida com um único objetivo: o de mudar a realidade de jovens e oportunizar um futuro promissor para cada um deles. “A filosofia da escola faz com que o aluno seja protagonista de seu aprendizado. Ele mesmo constrói seu plano de trabalho, a partir das competências que deseja ter para a vida, com o apoio e atendimento personalizado do facilitador. Também atendemos as famílias dos cursistas com rodas de Terapia Comunitária Sistêmica Integrada e Reuniões Informativas, com a presença da equipe multiprofissional da escola. Esse trabalho tem tido um retorno magnifico, com esses jovens hoje seguindo suas vidas de forma mais equilibrada e proativa”, comentou.