Escola do Cararu é homenageada na Assembleia Legislativa por ter conquistado o Prêmio Peteca 2019

sexta-feira | 18/10/2019

A Escola do Cararu, Bicampeã do Prêmio Peteca Estadual, este ano, e Vice-Campeã Nacional do ano passado, foi homenageada em solenidade realizada, nesta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Ceará. Os alunos Anderson Rodrigues, Lindsey Silva; Emanuel Gomes, Maria Itaiane Facundo, Weliton Danilo receberam Medalhas, Troféu e Placa pelo primeiro lugar na categoria curta-metragem.

O curta-metragem “Jeito de Criança, Trabalho de Adulto”, vencedor do Prêmio Peteca deste ano, foi apresentado durante o evento. As demais escolas e estudantes de diversos municípios cearenses também apresentaram seus trabalhos vencedores nas modalidades conto, desenho, música e poesia que, por meio da arte, abordaram a importância da educação e da prevenção do trabalho infantil.

A sessão, solicitada pela deputada Érika Amorim, presidente da Comissão da Infância e Adolescência da AL, também prestou uma homenagem aos 11 anos de trabalho em prol da erradicação do trabalho infantil promovido pelo Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio.

A deputada Érika Amorim destacou a atuação do Programa de Educação, que coloca em pauta a questão da erradicação do trabalho infantil, sensibiliza a sociedade e promove diversas ações, como debates nas escolas, multiplicação de informações, oficinas de capacitação e sensibilização de professores e estudantes.

O procurador do Trabalho e coordenador geral do Peteca, Antônio de Oliveira Lima, agradeceu a todos os que fazem o Peteca acontecer no dia a dia dos municípios, parceiros, coordenadores, professores e as mais de 380 mil crianças e adolescentes que participam das ações.

Representando o Eusébio, estiveram presentes a diretora da Escola do Cararu, professora Guiomar Frota; a professora que coordenou o trabalho dos alunos na realização do curta-metragem, Ana Paula Bezerra de Sá; a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) Maria do Carmo Santos (Carmosa); a professora Jessica Soares, coordenadora do Peteca no município e os alunos Anderson Rodrigues, Lindsey Silva, Emanuel Gomes, Maria Itaiane Facundo, Weliton Danilo, além de outros técnicos da Educação municipal.

A secretária Goretti Martins destaca a dedicação dos alunos da Escola do Cararu, da professora Ana Paula e o apoio da direção e do corpo técnico da unidade escolar para a elaboração do trabalho vencedor do Prêmio Peteca. “Temos um bom engajamento das escolas no projeto de sensibilização e conscientização contra o trabalho infantil. Esse prêmio é um incentivo para que no próximo ano mais unidades de ensino do município se motivem a apresentar bons trabalhos”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que a ação para erradicação do trabalho infantil é constante no Eusébio. Observa que nas escolas esse processo de conscientização alcança as famílias e as comunidades como um todo, gerando uma rede de atenção quanto ao problema. “Ao trabalhar a criança tem seu tempo para convivência familiar, para brincar, estudar e aprender reduzido. Por isso, não concordamos com essa prática, pois o trabalho infantil pode ser a porta de entrada para outras violações dos direitos sagrados das crianças e dos adolescentes. Continuaremos firmes na luta contra essa chaga social,” destacou.