Escola do Cararu recebe certificação de primeiro lugar estadual do Prêmio Peteca

sexta-feira | 07/12/2018

A Escola do Cararu, da Rede Municipal de Ensino de Eusébio, recebeu nesta sexta-feira (7), em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará, a Certificação Estadual do Prêmio Peteca de 2018, por ter obtido o primeiro lugar na categoria curta-metragem na disputa deste ano, a escola recebeu medalha e troféu pela conquista. O filme premiado foi o “Posso te ajudar, só não vale me explorar”, produzido pelos alunos Antônio Kaik de Sousa (11 anos), Bruna Silva (11), Elvis Eduardo (11), Samara Rodrigues (10) e Isabelli Cristina (10), todos do 5º ano, sob supervisão da professora de teatro Ana Paula Bezerra Sá e da diretora da Unidade de Ensino, Guiomar Frota.

Na mesma solenidade, os alunos receberam um tablet por terem obtido o segundo lugar na premiação nacional do Ministério Público do Trabalho. A solenidade na Assembleia contou com a participação da secretária de Educação do Município, Goretti Frota; da responsável pelo Peteca no Eusébio, Maria do Carmo dos Santos (Carmosa), de técnicos da Seduce, da direção, professoras e alunos da Escola do Cararu.

O curta-metragem, planejado e realizado pelos alunos sob orientação da professora Ana Paula, mostra a história de cinco crianças que são forçadas a trabalhar na agricultura. Com isso, o rendimento escolar cai e elas ficam sem tempo para estudar e para o lazer. O objetivo é mostrar que o trabalho infantil é prejudicial. Os alunos repassaram a ideia que a criança pode auxiliar, mas não pode ser explorada.

No próximo dia 18 de dezembro na Câmara Municipal de Eusébio, acontecerá a certificação municipal do Prêmio Peteca. Serão laureadas todas as escolas da rede municipal que participaram neste ano do programa. “O grande objetivo é alertar a sociedade que o lugar da criança é na escola. Nessa fase devemos valorizar o tempo delas para o estudo e para as brincadeiras. Dessa forma estaremos contribuindo para que tenham um desenvolvimento pleno e assim possam ser cidadãos e cidadãs de bem”, afirma o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves.