Escola do Eusébio realiza eleições para prefeito e vereador

terça-feira | 10/05/2016

A Escola Mundo Encantado da Criança, da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Eusébio, encontrou uma nova forma de transmitir o que é cidadania para os alunos, fazendo com que eles aprendam na prática esse princípio. Na manhã desta terça-feira (10), 126 alunos (eleitores) exerceram “seus direitos ao voto”, elegendo prefeito, vice e quatro vereadores, que durante quatro anos estarão a frente da administração da fictícia cidade “Mundo Encantado”, que é a própria escola.

Segundo a diretora do estabelecimento de ensino, Neuma Rabelo, essa ação faz parte do projeto “Cidadania e Ação”, implantado há seis anos na escola. Essa é a terceira eleição realizada na unidade, a primeira foi para presidente em 2010. Em 2012, foi realizada a eleição para prefeito e vereadores e neste ano novamente para os mesmos cargos. “Iniciamos o projeto repassando para eles o que é o registro civil. Fizemos bonecos de panos e eles se dirigiam ao ‘cartório’ para registrar os mesmos como seus filhos. Essa ação teve como objetivo apresentar o documento e ao mesmo reforçar o reconhecimento da paternidade”, frisou Neuma.

O momento seguinte, diz ela, foi trabalhada a Identidade, onde cada aluno tirou seu documento (fictício) na própria escola. “Somente depois iniciamos esse processo de eleições. Além disso, trabalhamos na sala de aula com direitos humanos, ética, integridade moral, combate às drogas, inclusive dando exemplos. Esse trabalho visa acima de tudo à formação de cidadãos responsáveis e éticos”, destaca a diretora.

Com relação a eleição que mobiliza toda a escola, Neuma revela que é repassado para os alunos a questão da votação limpa, sem boca de urna ou compra de voto. “Na eleição passada, uma aluna comprou votos dos colegas em troca de doces, mas se arrependeu e renunciou ao cargo. Portanto pra mim isso representa uma esperança de que essa nova geração venha para mudar a atual situação do País”, destacou.

Na eleição desta segunda-feira disputaram três candidatos a prefeito: Gabriel Patrício, pelo Partido Novo Portugal (PNP), número 60; Isaac, do Partido Mundo Encantado (PME), número 42 e Estefane do Partido Semeando para o Futuro (PSF), número 26. Já os candidatos a vereador foram os seguintes: Bernardo, Pedro Henrique, Rafael Freitas e Gabriela, pelo PNP; Maria Clara, Janderson, Gislene e Adriele pelo PME e Janaína, Natanael, Sandy e Bruno, pelo PSF.

A posse dos eleitos acontecerá no dia 17 de maio, às 9 horas, na Câmara Municipal de Eusébio. Logo em seguida eles deverão dar início à execução das propostas que fizeram durante a campanha, que teve duração de 20 dias.

A Secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, destaca o trabalho realizado pela Escola Mundo Encantado, que segundo ela, vem formando cidadãos de bem e críticos, que com certeza farão diferença no futuro da sociedade. Ela destaca que o projeto tem total apoio do TRE, que cede duas urnas eletrônicas para o pleito, e o material para o registro dos votos, para que tudo ocorra como se fosse uma eleição de verdade. “Eles aprendem na prática o exercício do voto e cobram dos eleitos às realizações prometidas”, destaca.

O prefeito Júnior pontua que o projeto da Escola Mundo Encantado vem contribuindo de forma prática nas ações que vem sendo realizadas pela Prefeitura de formação cidadã, que tem como carro chefe a disciplina “Formação Humana e Cidadania”, direcionada para alunos do Fundamental II. “A Escola Mundo Encantado da Criança trouxe um referencial para o bairro Novo Portugal, principalmente para os alunos do Ensino Fundamental I daquela região. O projeto, por sua vez, é digno de elogios e dá exemplo para que mais e mais escolas possam trabalhar nessa formação cidadã, desde a infância”, observou o chefe da municipalidade eusebiense.