Escola Eduardo Alves Ramos é classificada para a etapa estadual do Ceará Cientifico

terça-feira | 26/11/2019

O Eusébio está classificado para a fase estadual do Ceará Científico, que acontecerá em dezembro próximo. A Escola Eduardo Alves Ramos obteve o 1° lugar no Ceará Científico – Etapa Regional com o Projeto Científico “Papel semente – transformando o lixo em vida”. O trabalho disputou na categoria Pesquisa Júnior, voltada para alunos do 6º ao 9º ano.

O projeto surgiu inicialmente da ideia de se reutilizar o papel usado em sala de aula para a produção de papel reciclado. Posteriormente os alunos decidiram acrescentar as sementes no processo. Com o papel reciclado eles produzem marcadores de texto, cartões, comunicados e após a reutilização, o papel é plantado em uma horta.

“Decidimos colocar sementes pequenas quase imperceptíveis, que podem ser de tomate, manjericão, mostarda, pimenta, salsa, agrião, rúcula, cenoura, entre outras”, enfatizou o aluno Adryan Lima Silva, que realizou o trabalho com o colega Carlos Vinicius Chaves da Silva. O orientador do trabalho foi o professor Francisco Chaves da Silva.

A Etapa Estadual ocorrerá em Fortaleza e reunirá os projetos escolares destaque de toda a rede pública estadual, distribuídos em oito categorias e um total de 184 equipes e mais de 750 participantes. A Secretaria de Educação do Estado prevê que nessa fase os projetos serão expostos e visitados por mais de 2.000 pessoas. Os projetos escolares premiados na etapa Estadual receberão financiamento para representar o estado nos principais eventos nacionais e internacionais. O Ceará é destaque em premiações dentro e fora do Brasil.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o Ceará Científico populariza a aprendizagem das ciências nas escolas. “A cada ano vemos o empenho dos alunos na produção de trabalhos de alto nível, possibilitando uma dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula e o fortalecimento da pesquisa, o que servirá como incentivo para toda a vida escolar do aluno”, opinou.