Escola Erotildes Melo Lima prepara os alunos para as provas da vida

terça-feira | 16/09/2014

Primeiro lugar entre as escolas municipais de Eusébio, com 6,4 na nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), deste ano e, quarto lugar na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Erotildes Melo Lima, localizada no bairro da Lagoinha, segue uma receita simples – desde cedo prepara o aluno para as diversas provas que vai enfrentar durante sua vida estudantil.

A Escola, que atende alunos do 1o ao 5o ano (Ensino Fundamental I), da rede municipal de ensino de Eusébio, faz um acompanhamento individual dos 286 alunos, com mais ênfase para os do 5o ano. Quinzenalmente são realizadas provas simuladas e, no intervalo entre as avaliações, os alunos recebem o reforço, exatamente nos pontos falhos detectados durante os testes.

Segundo a diretora da Escola, Vânia Maia da Silva, essa prática tem trazido excelentes resultados para o aprendizado dos alunos, “nosso trabalho é voltado para o aprendizado. Aplicamos os simulados para que eles se acostumem com as provas e quinzenalmente mudamos também as pessoas que aplicam as avaliações, pois eles enfrentaram essa situação real. Com esse sistema eles desenvolvem a atenção durante as aulas e ficam mais interessados nas matérias que estão sendo ministradas”, revela. A ênfase é para as disciplinas de Português e Matemática, que são objeto de avaliação tanto do Inep como do Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará).

Vânia observa que na última avaliação do Spaece, a Escola Erotildes Melo Lima ficou em segundo lugar no Ceará com 229,5 de proficiência média na disciplina de português. A diretora destaca que o reforço escolar, que acontece no Contraturno também vem surtindo efeito. Ela destaca que a escola, além desse trabalho também tem estimulado os alunos a participarem de competições de nível nacional.

Recentemente a Escola participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e obteve nota de 8,45 quando a vencedora chegou a 9,1. No Ceará, somente o colégio Farias Brito alcançou a nota máxima. Os alunos receberão medalhas pelo desempenho e diploma pela participação.

A coordenadora pedagógica, Natieli Fonseca, frisa que além dos alunos, os professores também estão sendo preparados para os novos desafios. Ela observa que a partir desse semestre eles receberão as capacitações na própria escola. “Vamos receber da Secretaria de Educação o conteúdo e o período das capacitações para iniciarmos esse trabalho aqui”, destaca.

Outro fator importante que tem contribuindo para o bom desempenho da escola é a proximidade com as famílias. Segundo a diretora Vânia, a escola realiza duas reuniões semestrais e várias individuais quando há necessidade. Se o aluno demonstra alguma dificuldade no aprendizado ou mudança no comportamento, que pode ser causada por alguma situação de risco ou violência, a escola chama os pais para resolver a situação. “Buscamos esse contato mais próximo para que o aluno tenha um acompanhamento integral e possa ter o desenvolvimento esperado”, argumentou.

O Prefeito Júnior observa que a meta da Prefeitura de Eusébio é que todas as escolas alcancem a proficiência média acima de 6 no Inep nos próximos anos. Segundo ele, o planejamento elaborado pela Secretaria de Educação, que tem a frente a professora Ivonilde Santos, aponta para melhorias substanciais no ensino aprendizagem, “o acompanhamento qualitativo dos alunos pelos profissionais, as capacitações destes e as melhorias das condições de trabalho, já vêm gerando frutos, por isso vamos continuar com nosso propósito de ter uma educação melhor para todos”, revelou.

Além da Escola Erotildes Melo Lima, outras três unidades tiveram nota a partir de 6,0 no Ideb, considerada uma média idêntica a de escolas de países do primeiro mundo, são elas: Escola Adelino Bezerra, com 6,1 e as escolas Eduardo Alves Ramos e Mário Sales que atingiram a média de 6,0.