Escola Paulo Sá vence o Prêmio Ceará Científico Regional 2018

quinta-feira | 22/11/2018

A Escola Paulo Sá, da Rede Municipal de ensino do Eusébio, conquistou o primeiro lugar na edição deste na do Ceará Científico Regional e irá representar o CREDE 1 na fase estadual do prêmio, na categoria Pesquisa Junior (Ensino Fundamental). O trabalho vencedor foi sobre o reúso de água na Escola. Os alunos Gabryele Queiroz e Adryelson da Silva, orientados pela professora Greyciane Saboia, desenvolveram um sistema simples e barato para solucionar um dos problemas mais comuns existentes que é o desperdício de água.

“Criamos um projeto para combater o desperdício de água efluente de bebedouro e condicionares de ar da escola. Realizamos o projeto de reaproveitamento dessa água para diminuir o custo e o uso de água tratada nas atividades cotidianas da Escola. Além disso, tentamos sensibilizar os alunos e funcionários, quanto a problemática do desperdício e a importância de reutilizar a mesma”, disse Gabryele.

Adryelson destaca que é senso comum a necessidade de preservar os recursos hídricos e encontrar alternativas para reúso da água. “Além da causa ambiental e preservação do recurso, o projeto causa um despertar, uma mudança a partir dos alunos e funcionários, em busca de apontar soluções para o problema”, revela.

Os alunos observam que através de pesquisa foram em busca soluções de baixo custo para a reutilização da água. Segundo eles, a ideia surgiu após um diagnóstico do desperdício médio de água nos equipamentos – bebedouro e condicionados de ar. Eles estabeleceram os instrumentos para armazenamento da água e com poucos recursos montaram um pequeno sistema para reutilização dos efluentes. A água servida é utilizada para serviços de jardinagem e limpeza da escola. A Escola Paulo Sá conta com um bebedouro e seis condicionadores de ar.

Adryelson detalha que o bebedouro foi acoplado a um tambor com uma mangueira para receber a água servida. Na parte de baixo do tambor foi colocada uma torneira para a retirada da água a ser utilizada em outros fins. Quanto aos condicionadores de ar, ele afirma que foi utilizado um metro cano de PVC, ligado ao duto de drenagem do aparelho para o recolhimento da água. “Na parte de baixo colocamos uma torneira de jardim para a retirada da água e um furo na parte superior para indicar quando tiver cheio. Nossa comunidade escolar, assim como outras instituições, necessitam de uma visão mais sustentável para esse recurso natural, a água é uma necessidade de todos, precisamos preservá-la e a conscientização se faz necessária. Outra medida sugerida por eles foi fazer com que os alunos utilizem garrafas tipo squeeze para economizar mais água.

O prefeito Acilon Gonçalves parabeniza o desempenho dos alunos, e destaca que pesou a inovação e o protagonismo dos mesmos em pensar soluções simples para um grave problema. “O modelo pode ser utilizado nas demais escolas e essa troca de experiência é importante para que mais ideias criativas como essa, possam surgir para o benefício de todos”, argumenta o gestor municipal.