Escolas de Eusébio vencem disputa macrorregional e estão na fase estadual dos Jogos Escolares 2018

terça-feira | 19/06/2018

O Eusébio está na fase estadual dos Jogos Escolares 2018. As escolas João de Freitas Ramos e Paulo Sá foram campeãs nas modalidades de voleibol e basquete na fase macrorregional, e representarão o esporte educacional do município na disputa com os demais municípios campeões em suas regiões.

A Escola João de Freitas Ramos foi campeã de voleibol na categoria de 12 a 14 anos, tanto no masculino como no feminino. Já a Escola Paulo Sá venceu no basquete masculino de 12 a 14 anos. As duas escolas vão representar a Macrorregião 1 na fase estadual, que acontece em 5 de agosto no CFO em Fortaleza. A Escola Paulo Sá também foi vice-campeã no Handebol Feminino de 15 a 17 anos.

A Escola das Guaribas, por sua vez, foi vice-campeã no Handebol masculino 12 a 14 e vice no Handebol masculino de 15 a 16 anos. A equipe teve dois atletas convocados para seletiva da Seleção Cearense Juvenil de Handebol, os alunos Marcelo Alisson Teixeira Silva e Davi Lima dos Santos, alunos do 8º ano.

Outra modalidade onde o Eusébio se destacou foi o Badminton. Todos os atletas de Eusébio nas faixas etárias de 12 a 14 e 15 a 17 anos, conquistaram vaga para a próxima fase, tendo assim 100% de aproveitamento dentro da competição.

O coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação de Eusébio, André Lima Verde destaca o trabalho realizado pelos professores de educação físicas das escolas vencedores: Leo Dantas, Cristina Lopes, Renata Jácome e Glauber Marinho.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o esporte como ferramenta de inclusão e integração nas escolas municipais, contribui de muitas formas na vida dos alunos, “além de estarem fazendo algo que gostam, eles têm a oportunidade de aprender sobre coletividade, disciplina, foco, e a não desistir diante dos obstáculos”, destaca

Contando com a participação de aproximadamente 4.000 jovens de escolas públicas e privadas de todo o Estado do Ceará, os Jogos Escolares são disputados nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, nos naipes femininos e

masculinos, competindo nas modalidades individuais (Atletismo, Badminton, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez) e coletivas (Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de Praia).

A secretária de Educação, Goretti Frota, observa que os Jogos Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos. além de revelar novos talentos. “Nossa satisfação maior foi o desempenho de nossos atletas que dignificaram o nome do município nessa disputa, que tem como principal objetivo levar uma cultura de paz através do esporte”.

O secretário de Esporte e Juventude, Michel Choquito, observa que a parceria com a Secretaria de Educação vem proporcionando um bom desenvolvimento do esporte nas escolas municipais, “desta forma esses bons resultados já eram esperados devido a qualidade dos atletas que estão sendo formados no município”, assevera.