Escolas Evandro Ayres e Paulo Sá vencem III Torneio de Futsal de Bandas Escolares

terça-feira | 12/11/2019

A Prefeitura de Eusébio, através das secretarias de Educação; Cultura e Turismo; e Esporte e Juventude realizaram, no sábado (9), o III Torneio de Futsal das Bandas Escolares do Município. A competição aconteceu no período da manhã no Ginásio de Esportes da Escola das Guaribas. Os campeões foram: pelo feminino, a Escola Evandro Ayres de Moura e, no masculino; a Escola Paulo Sá. Participaram alunos que integram as bandas de 10 escolas.

Segundo o coordenador do Departamento de Música da Secult e do projeto Bandas e Fanfarras Escolares, José Honório, o município conta com 14 bandas ativas. “O projeto realiza anualmente a seleção dos alunos interessados em participar das bandas no início do ano, entre janeiro e fevereiro”, assevera.

Ele observa que os alunos que se destacam nas bandas escolares são indicados por seus regentes para fazer um teste de aptidão, no decorrer do ano, para integrarem a Banda Marcial Marta Cordeiro, grupo várias vezes campeão cearense e destaque nos torneios Norte e Nordeste.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o projeto Bandas Escolares é uma ferramenta pedagógica de grande importância na formação dos jovens em Eusébio. “A música, além de desenvolver a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial, proporciona a formação do senso crítico. Nossos alunos são diferenciados, pois recebem a formação não só para o período acadêmico, mas para a vida,” destaca.