Escolas Paulo Sá e Eduardo Alves representarão o Eusébio na Fase Regional da Feira Científica e Cultural

segunda-feira | 02/09/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (29), a II Feira Cientifica e Cultural, em sua etapa municipal. Dezessete trabalhos na Categoria Júnior desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, em qualquer área do conhecimento, foram expostos nas galerias da sede da Secretaria e avaliados por uma comissão científica.

Os dois melhores trabalhos foram escolhidos para representar o Eusébio na Fase Regional, que acontece nos dias 20 e 21 de novembro. O 1° lugar ficou com a Escola Paulo Sá, com o projeto “Compostagem Criando Vida a Partir do Lixo” e o 2° lugar, com a Escola Eduardo Alves Ramos, com o projeto “Papel Semente.”

A secretária de Educação, Goretti Frota, abriu o evento, destacando o empenho dos alunos e dos professores na realização dos trabalhos. “Com certeza, daqui sairão futuros campeões regionais e até estaduais. O nível dos trabalhos, a escolha dos temas e a criatividade dos alunos estão fazendo a diferença”, ressaltou a secretária.

Falaram, ainda, a diretora do Departamento do Ensino Fundamental II, Cleycimar Fernandes e a técnica de disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, Valdênia Freitas da Silva, que destacaram a importância do evento como incentivo à pesquisa e a busca de conhecimentos pelos alunos.

A comissão científica de avaliação dos trabalhos foi formada por: Valdineia Soares Freitas, professora doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Paracuru; Carla Lorena Rodrigues Barros, professora da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz e Marco Aurélio de Lima, geógrafo da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA).

Eles avaliaram os trabalhos com base nos seguintes critérios: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema abordado; metodologia científica; clareza e objetividade na apresentação; o banner e o caderno de campo (onde estão especificadas cada fase da pesquisa). A coordenação da Feira coube as professoras Cleycimar Vidal Fernandes, diretora de departamento do Ensino Fundamental II; Valdênia Freitas da Silva, técnica das disciplinas de ciências da natureza e matemática e Evanila Abreu Oliveira, técnica responsável disciplinas de língua portuguesa e inglesa.

Entre os trabalhos apresentados por escola se destacaram: Pilhas e Baterias – Descarte Consciente (Escola do Cararu); O Lugar Onde Vivo – Túnel do Tempo (Escola Erotides Melo Lima); O Poder da Propaganda no Consumo (Raul Tavares Cavalcante II); Multiusos para a limpeza alternativa e ecologicamente sustentável: Uma estratégia educacional para Reciclagem de Óleo de Cozinha na Escola das Guaribas (Escola das Guaribas); Reaproveitamento de Leds das lâmpadas (Neusa Freitas de Sá); Papel semente – transformando o lixo em vida (Eduardo Alves Ramos).

Tivemos ainda: aplicativo MS online, que informa o que o aluno está estudando, se está frequentando a escola e participando das tarefas (Escola Mário Sales); Energia limpa e renovável – benefícios econômicos e para o meio ambiente (Escola Santa Clara); Projeto Sustentabilidade – Compostagem, Criando Vida a partir do lixo (Escola Paulo Sá); A organização dos cupins – importância para o meio ambiente e os danos no ambiente – métodos de combate natural (Escola João de Freitas Ramos). O prefeito Acilon Gonçalves parabenizou todas as escolas participantes, os alunos pelo empenho em buscar o conhecimento e os professores e corpo técnico das unidades de ensino e da Secretaria de Educação pela organização e incentivo para a realização do evento. “Tivemos projetos bem criativos e inovadores, o que dificultou a escolha dos melhores pela comissão. Isso nos alegra pois nos mostra o bom nível de conhecimento e interesse dos alunos nos estudos”, asseverou o gestor municipal.