Escolas retornam as aulas no Eusébio

segunda-feira | 20/01/2014

As escolas da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Eusébio

iniciaram as aulas do ano letivo de 2014 nesta segunda-feira, dia 20. São 36 escolas, sendo seis Centros de Educação Infantil (CEIs), totalizando mais de 13 mil alunos. Para este ano, a novidade para os alunos do 6º ao 9º ano será a implantação da nova disciplina “Formação Humana e Cidadania”, que tem como objetivo iniciar uma verdadeira revolução na sociedade, com a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres.

Para dar início à nova disciplina, a Secretaria de Educação de Eusébio (Seduce) capacitou 26 professores que agora estão aptos para ministrar as aulas. O curso terá carga horária de 1 hora semanal e acontecerá, de início, em 16 escolas municipais.

Segundo a professora Ivonilde Silva dos Santos, secretária de Educação do Eusébio, o Tempo Integral, por sua vez, terá seu início no dia 3 de fevereiro. “Estamos dando os últimos retoques nas escolas para que os alunos possam ser mais bem recepcionados e tenham as condições plenas para permanecer 10 horas nas escolas com o ensino regular e as atividades complementares, no segundo período” .

Segundo ela, no Tempo Integral, os têm três lanches e um almoço balanceado, local para banho e vestuário e uma sala para repouso. No primeiro tempo eles participam das aulas do ensino regular e no segundo de Tarefas Orientadas (TO’s), oficinas de dança, canto, instrumentos musicais, artes marciais, esportes em geral, informática, teatro, desenho, além de oficinas de capacitação, dentre elas; a de Horta Hidropônica, Tear de Redes de Dormir e de Redes de Pesca.