Espetáculo teatral e palestra conscientizam alunos sobre os riscos da poluição do mar

segunda-feira | 29/08/2022

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) e seu Departamento de Educação Ambiental, está apoiando a apresentação teatral “Sal, Menino Mar” realizado pelo Grupo de Teatro ‘Facetas, Mutretas e Outras Histórias’. O projeto é patrocinado pelo Grupo Marquise, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Além da apresentação, o projeto promove jogos interativos da Academia de Ecocidadãos e com entregas do gibi “O Agente Ecocidadão”. O evento acontece nesta terça-feira, em dois horários as 8h e as 14h na Escola Maria de Fátima Façanha Silveira, na Lagoinha, e será destinado aos alunos daquela unidade escolar.

Segundo Arlindo Bezerra, responsável pela produção do projeto, o espetáculo conta a história do menino Sal, uma criança apaixonada pelo mar, que mora em uma praia e passa seu tempo livre se banhando nas águas e aprendendo sobre os seres que vivem no lar. De forma lúdica e educativa, busca sensibilizar a sociedade sobre a preservação do Meio Ambiente e o descarte correto de resíduos.

O foco do evento é a conscientização sobre o descarte de lixo nas zonas litorâneas.  Segundo um levantamento do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), todos os anos, cerca de 190 mil toneladas de materiais plásticos são jogadas ao mar, na costa brasileira. No Ceará, cerca de 10 mil tipos de resíduos diferentes foram encontrados no litoral de Fortaleza, em pesquisa do Instituto Verdeluz. Para surpresa da pesquisa, vários desses materiais são internacionais, vindos de lugares distantes como Califórnia, Cingapura e Malásia. O que nos mostra que esse não é um problema local, mas global.

A apresentação teatral será precedida da palestra “Os efeitos dos Resíduos no Mar” ministrada pela ONG Oceânica, na qual serão utilizados os elementos do próprio cenário para ilustrar os resíduos mais comuns depositados pela sociedade humana no universo marítimo, bem como o tempo de degradação de cada material e resíduo, contribuindo com a formação e conscientização de crianças, adolescentes e adultos na temática da poluição ambiental e sustentabilidade socioambiental. O objetivo da palestra e também alcançar a comunidade pedagógica de professores e professoras da rede pública e disparar uma série de temas transversais que podem ser aprofundados em sala de aula.

Teatro

Inspirados pelo livro infantil ‘Mar doce Lar’, de Liana F. Mendes e Fernando Suassuna, que busca sensibilizar a criança sobre a pesca predatória, fauna marinha e descartes de resíduos no mar, o Grupo de Teatro Facetas criou o espetáculo ‘Sal, menino mar’, pensando em questionar e refletir sobre o comportamento humano e suas inter-relações, meio ambiente e preservação.